Ir para conteúdo

Viva a Gamboa!

Fotos:
|
Texto: RIOetc

[Rafael Doria]

Imaginem um bairro inteiro transformado em uma galeria de arte urbana. Um local especialmente selecionado para receber os melhores artistas do Rio e alguns convidados de fora, que terão a chance de transformar a hoje degradada Gamboa com muita tinta e criatividade. O Art Rua, primo alternativo do Art Rio, acontecerá ali bem próximo do grandioso e importante evento de arte que ocupará o cais do porto.

A intenção é conquistar esse público que talvez ainda não tenha dado a devida atenção à arte de rua. Mas pra ficar mais bonito, ainda haverá um supergalpão de mais de 1000 metros quadrados, que terá suas paredes ocupadas por artistas de galerias como Choque Cultural, Movimento, Mini, Spray e HUMA. Também nesse espaço acontecerão palestras e mesas-redondas com foco na revitalização da cidade através da arte.

Um acontecimento com essa grandiosidade, apoiado pela Prefeitura, carimba de uma vez por todas nosso acolhimento a essa forma de arte tão repelida em outros lugares. E, nesse caminhar, começo a acreditar que nosso dom cultural e vanguardista, migrado para a Paulicéia na década passada, começa a querer voltar ao seu berço, ou pelo menos a viver na ponte aérea.

O Art Rua acontecerá de 7 a 11 de setembro, com a presença de alguns dos nossso “sócios” aqui na coluna, como Gais, Ment, SWK, Marinho, Acme, BR, Tm1, Akuma, Combone e por aí vai. Muitos outros artistas se espalharão pelo entorno do Galpão com produções que não ficarão limitadas ao uso das latinhas. Estão previstas algumas instalações, pôster arte, stickers e projeções, tanto dentro quanto fora do Galpão, que fica na Rua Pedro Ernesto, 29. A gente se vê por lá!

Comentários