Roteiro: o que fazer no Arte Core 2016
Fotos: Victor Ronccally
[Bruna Velon]
A santíssima trindade da cultura urbana – arte, música e skate – há quatro anos ganhou um evento para chamar de seu no calendário carioca, o Arte Core. Neste sábado e domingo, 15 e 16, será possível, mais uma vez, ouvir o barulhinho bom dos sprays, as rodinhas voando alto no piso do MAM e as batidas musicais ecoando nos pilotis do museu. Para curtir a festival, idealizado pela Homegrown, este roteiro explica tim-tim por tim-tim a programação, que é quase toda gratuita. Há diversas expressões artísticas, oficinas, atividades para crianças, debates, comidinhas e, claro, muita música, porque a arte urbana é festiva de fato.
Artes visuais
Doze painéis, cinco instalações, telas e fotografias fazem um panorama sobre as múltiplas possibilidades de estilos, técnicas e suportes da arte urbana sob o olhar de 23 artistas, com RG de lugares como Rio, São Paulo, Porto Rico e Itália. AFA, Bragga, Bruno BR, Daniel Mattar, Joana Cesar, Mack, Ment, Pedro Saci, Sesper e Smael assinam os painéis, além do porto-riquenho Alexis Diaz e do italiano 2501 que, juntos, pintaram uma área de mais de 25 metros quadrados. As instalações são de Bili Gebara, Eduardo Baptista Xavier, Felipe Bardy, Pharrá Buarque e Rafael Uzai. O espaço também contará com uma mostra fotográfica de Marco Frossard e exposições de artistas representados pela Galeria Homegrown. Nos contêineres dos DJs, Rafo Castro aplicará lambe-lambes.
Artes sonoras
O repertório musical – dos bons! – rola durante todo o evento. O trilha sonora começa às 15h, com shows no Espaço Converse (mais infos abaixo). No sábado, assumem o som R3brkz x Mari Mats (17h), Tamenpi (18h), MC Marechal (19h), DJ Saddam (20h) e Omulu (21h). Domingo é a vez de DJ KL Jay (17h), Tamenpi (18h), Jesuton & Zedoroque (19h) e DJ Negralha (20h). A concorrida festa oficial na noite de sábado é um dos pontos altos. O badalo acontece na Varanda do MAM (ingressos de R$50 a R$60), com Zegon, Tamenpi, Tamy, Vinelli, Zedoroque e DJ A.
Skate
Como todos os anos, o dia começa com uma oficina gratuita de skate para crianças (é a produção já de olho na próxima geração de frequentadores do evento!), das 10h às 13h. Na parte da tarde, o Coletivo XV organiza o campeonato de manobras (por ordem de chegada), o “Malote-Trick”, valendo prêmio em dinheiro. A competição acontece no sábado e no domingo, das 16h às 17h. Para dar um rolézinho, a “escultura skatável” (que no ano passado ficou conhecido como o “rolo de papel higiênico”) criada pelo Rio Ramp Design.
Shows
A marca de tênis Converse terá um espaço especial no evento, que será todo grafitado, ao vivo, pelos artistas Onio e Gabriel Mello. Se apresentam os grupos Raça (15h), Ombu (16h15) e Século Apaixonados (17h30), no sábado. Sent U Feelin (15h), Combo S/A (16h15) e Beach Combers (17h30) tocam no dia seguinte.
Oficinas
Atividades gratuitas para crianças, aspirantes, simpatizantes e profissionais.
Sábado – 15/10
10h30 – Rodrigo Villas (desenho – canetinha)
11h45 – João Lelo (mosaicos geométricos)
13h00 – Intervalo
13h30 – Guga Liuzzi (Tipografia Urbana)
14h45 – Marcelo Ment (Talk + Portfólio)
Domingo – 16/10
10h30 – Mottilla
11h45 – Memi (pintura em painel externo)
13h00 – Intervalo
13h30 – Ronaldo Land (Talk + Portfólio)
14h45 – Sensemedia (Processos Criativos)
Sábado e domingo:
10h às 22h – 1001 Histórias com arte – oficinas de artes, cultura e literatura em ônibus aberto para visitação
13h e 16h – Des_Construir – artistas convidam o público a interagir e criar novos ângulos para as artes (sábado: Coisa e Wolmin Dahgrota; domingo: Palito e Vagner Donasc)
Serviço:
Arte Core
Data: 15 e 16 de outubro de 2016
Horário de visitação: Das 10h às 22h
Endereço: MAM Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo)
Telefone: 3883-5600
Entrada Gratuita / Classificação livre
Comentários