Ir para conteúdo

Obrigados infinitos

Fotos:
|
Texto: RIOetc

RIOetc_8_anos

[Renata Abranchs e Tiago Petrik, criadores do RIOetc] Ilustração de Daniel Gnattali

Dia 26 de novembro de 2007. A gente já não lembra se chovia, como hoje, ou se fazia sol, como sempre acontece nas nossas fotos (mesmo quando tá chovendo). Só sabemos que, depois daquele dia, nunca mais foi igual pra gente. Criamos um “blog”, palavra que mal sabíamos o que significava, que virou um site; este aqui que você – muito obrigado! – está visitando.

Em homenagem e em defesa do Rio. Porque naquela ocasião, mais do que nunca, a coisa mais corriqueira (mesmo entre nós, cariocas) era tratar a nossa cidade amada como a Geni do mundo. Nosso esporte preferido era “tacar pedra” na coitada.

Não que a gente não saiba de todos os seus problemas. Mas quisemos ser uma pausa. Um refresco. Um lugar onde as pessoas se viam e se gostavam, e assim gostavam mais de sua cidade. Um espaço onde o carioca mostra sua cara criativa, bem-humorada, feliz. E nossa intenção era que, nesse respiro, todo mundo se contagiasse, ainda que por alguns instantes.

Deu certo, ao que parece. Ou não estaríamos festejando hoje oito anos. Neste período, fotografamos cerca de 15 mil personagens nas ruas – não apenas do Rio, mas de vários outras cidades do mundo. Porque “o que nos une, nivela e agremia” (como escreveu nosso muso inspirador João do Rio) “é o amor da rua”.

Obrigado, obrigado, obrigado, obrigado, obrigado… Obrigado ao Daniel, que fez essa linda ilustração. Obrigado a cada um que emprestou sua alma encantadora pras nossas fotos, que cedeu um minutinho da sua vida pra compartilhar suas experiências. Obrigado a cada um que suou por este projeto: obrigado, Alexandre, Ana Clara, Ananda, Anna Clara, Bianca, Bruna(s), Bruno, Camila, Carolina(s), Clara, Daniele, Derek, Duda, Elis, Fabiana, Fernanda, Francesca, Gabriela(s), Inácio, Isadora(s), Jaqueline, Juan, Júlia(s), Juliana(s), Lili, Lívia, Leonardo, Lucas, Luiza(s), Manuela, Mariana(s), Nathália, Nathalie, Neuza, Paula, Paulo Henrique, Pedro, Rafael, Richard, Rogério, Samyra, Vanessa (essa lista vai sendo atualizada a cada injusto esquecimento reportado). Obrigados infinitos. <3

Comentários