Ir para conteúdo

Meeting of Favela 9

Fotos:
|
Texto: RIOetc

[Juliana Rocha]

Vila Operária, Duque de Caxias, Baixada Fluminense.

Ali já tem muita gente ansiosa pelo ‘maior evento do ano’, o dia em que os muros da comunidade mudam de cor. A nona edição do MOF  vai acontecer no dia 30 de novembro, envolvendo pelo menos mil artistas, o que entra no ‘calendário do grafite’ como o maior movimento voluntário de arte urbana do – mundo!

Esse burburinho começou em 2006, na onda dos ‘mutirões do grafite’, quando os amigos André Kajaman e Carlos Bobi (Posse471) decidiram chamar uma galera pra pintar a comunidade onde eles cresceram. Todo ano chega alguém novo pra agregar ao time dos realizadores e no geral são artistas que acreditam na importância cultural do evento. Eles acabam abraçando – com o coração – funções executivas de produção, como a galera da foto ai em cima: os grafiteiros Vinícius Spam e Vinicius Next, e o César Schwenck, da Batalha do Real.

O MOF hoje conta com o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias e do SESC, mas boa parte da grana necessária vem de um leilão virtual (que tá rolando AGORA!) com obras doadas. Alimentação e alojamento são oferecidos aos participantes, mas muitos moradores entram na dança abrindo suas casas, e aí a troca não tem limites. Em nove anos já tem gente que virou da família, gente que aprendeu outra língua…

Já tá lindo, mas, ó, ainda tem música, dança e teatro também. Nesse ano as atrações são: Batalha de Mc’s, Dj’s Negralha (Orappa), Zé do Roque, Marco (Céu e Criolo), Sound System, Mc Coé, Bloco Estratégia, Teatro de Dyonises-Hotel da Loucura, apresentações de Forró e Maracatu vindo diretamente de Viçosa-MG… Sim, tudo isso acontece num dia só. :)

Uma curiosidade: o nome nasceu numa brincadeira com o Meeting of Styles, um evento de grafite só para artistas convidados, quando alguém sugeriu: ‘bora fazer o Meeting of Favela! E aqui geral pode pintar!’. E aí só chegar, de qualquer lugar do mundo, no dia 30 de novembro, às 10h. A gente se vê lá!

Fotos: Juliana Rocha

Comentários