Ir para conteúdo

Ladeira acima

Fotos:
|
Texto: RIOetc

Foi no Morro dos Prazeres que conhecemos Flora Didonet e Pedro Gomes, no sensacional Caminho do Graffiti 2. Ela, 22; ele, 18. O talento, a sinergia e a vontade de fazer acontecer dos dois, que formam o Coletivo Calmo, nos chamaram a atenção.  Ficou no ar uma vontade de fazer uma coluna com eles e contar aqui um pouco mais sobre a estudante de Design e o autodidata, que faz roupas, tatua e grafita, tudo ao mesmo tempo agora, e que há pouco tempo não era nem maior de idade. E o (bom) motivo para falar sobre a dupla não tardou a chegar. Junto com o fotógrafo Gabriel Valadão (que aparece nas fotos com Pedro), 24 anos, e o futuro arquiteto Petros Terra, 20, eles estreiam o Ladeira Acima, no domingo, 26, que nasce com a missão de ser uma plataforma para quem está abrindo caminhos na arte urbana. Uma galera de 18 a 24 anos que já sabe onde quer chegar: para o alto e avante.

“Reunimos 25 artistas jovens e iniciantes, do grafite à ilustração. Muita gente que está começando e tem potencial, mas não tem espaço para expor. A gente quer transformar isso. As pessoas também querem ver coisas novas. Temos que conquistar nosso espaço e criar um ambiente de interação e respeito. A galera tá vindo numa pegada boa”, afirma Pedro.

Para o primeiro de muitos encontros – tomara! – eles convidaram só sangue bom e novo do pedaço: os coletivos SóNaCorreira, TVK, 55 e Nata Família, e os artistas Mabi Areal, Lu Fortes, Thainan Castro e Vinícius SPAM.

“Conheci o Pedro quando eu tava começando a pintar, há um ano. Na verdade, eu ainda estou começando. E eu aprendi muito, ele me ajudou, me dava apoio moral. É uma parceria forte. E o que a gente busca é isso, dar a oportunidade das pessoas chegarem junto, mostrarem seus trabalhos. Escolhemos pessoas que estão sempre na cena, fazendo acontecer. Estamos muito animados”, explica Flora.

O evento acontece num terreno na subida do Cristo, cercado de natureza. Serão muros, telas, ilustrações, roupas e o que mais a criatividade permitir.  Ele contam com o apoio do StreetArtRio e da Galeria Céu Aberto.

Agenda_Galeria Urbana

Ladeira Acima: exposição e feira de artistas independentes, do graffiti à ilustração. Bazar com as marcas Bubas e MUFA. Domingo, 26, das 16h às 23h. Rua Conselheiro Lampreia, 225 – Cosme Velho. Grátis. Em caso de chuva, o evento será adiado.

Desobediência: Individual do Izolag na Galeria Homegrown. Até 16 de maio, grátis.

III Bienal Internacional de Graffiti Fine Art: o Parque do Ibirapuera, São Paulo, sedia o maior evento de arte urbana do Brasil, com mais de 60 artistas nacionais e gringos. Até 19 de maio.

Fotos: Tiago Petrik

Comentários