Ir para conteúdo

Como paparicar a quem faz aniversário

Fotos:
|
Texto: RIOetc

Dia de aniversário é aquele em que a gente faz tudo o que o aniversariante quer e gosta. Paparica mesmo: serve o café na cama, entrega flores, concorda com tudo, mesmo que não esteja inteiramente de acordo… Como se o dono da data ficasse 24h “de altos”, livre de todas as chateações. Aí os amigos cantam “Parabéns pra você”, sopram velinhas, desejam tudo de bom, muita saúde etc e tal. E no dia seguinte, mesmo que aquele amor todo continue o mesmo, ou até maior, as coisas meio que voltam ao normal. Não é bem assim?

Pois neste 1º de março, pela 448ª vez, nossa cidade amada-idolatrada-salve-salve recebe o nosso beijo estalado, nosso abraço apertado, nosso desejo eterno de felicidade – neste caso, de feliz cidade.

E o que a gente propõe aqui é que hoje, amanhã, daqui pra frente, todos os dias sejam dias de se paparicar o Rio. Não dá pra levar o café na cama, não dá pra entregar flores. Mas se você der “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, disser “por favor” e “obrigado” a cada um que interagir com você, já vai ser um ótimo começo. Mas dá pra ir além. Você bem que poderia:

– Dizer “desculpa”, mesmo que não seja sua culpa, só pra desarmar ânimos exaltados;

– Se engajar pra melhorar seu bairro, seu quarteirão, a praça que você frequenta;

– Compartilhar seu talento especial (cada um tem o seu) com quem tá por perto;

– Separar o lixo pra reciclagem. A natureza exuberante do Rio precisa ser preservada pras próximas gerações de carioquinhas que vêm aí;

– Seguir as regras de boa convivência pra que a vida ao ar livre, essa coisa tão nossa, seja sempre econômica, saudável e prazerosa;

– Exercitar a paciência e espalhar a gentileza no trânsito (e preferir evitar o trânsito, andando a pé ou de bike, melhor ainda);

– Ser um exemplo real da carioquice, oferecendo sua simpatia mesmo a quem não conhece. Quem é daqui não precisa economizar abraço, beijo e gargalhada;

– Fazer a limpa no seu armário, pelo menos uma vez por ano, e doar pra quem precisa. Aliás, você pode tentar fazer todos os dias algo amoroso, que transforme o momento – quem sabe, a vida – de pelo menos uma pessoa. ;)

E por aí vai.

Aqui no RIOetc a gente tem o princípio de exaltar a cidade mais linda do mundo todos os dias, através de seus personagens. Nossa ideia, há cinco anos, é mostrar o melhor do nosso lado solar e da nossa alegria. Da nossa maneira, retribuir, compartilhando na web (e nos nossos livros) os sorrisos que a gente recolhe por aí.

Pelo quarto ano consecutivo, a gente também faz o aniversário do Rio ser mais especial, com a coleção coletiva Encantos Mil. Este ano, reunimos sete marcas supercariocas, e cada uma criou uma camiseta em homenagem à cidade, a partir de uma doação de malha da Kalimo, nossa parceira há tempos. São elas: Afghan, Cantão, dress to, Maria Filó, Redley, Shop 126 e Wasabi. Parte do valor arrecadado vai para a ONG Spetaculu, criada por Gringo Cardia e Marisa Orth para ensinar arte e tecnologia para jovens de mais de 90 comunidades. Trabalho lindo que também merece parabéns!

 
 

 

Comentários