Cix, a carnívora
Fotos: Tiago Petrik
[Carolina Isabel Novaes]
Cecília Papi, criancinha, tava tomando Coca-Cola quando, de repente, tirou o canudo do copo e começou a beber o caldo do rosbife que a mãe preparava. Foi paixão ao primeiro gole:
– Sou viciada em carne mal passada – assume.
Daí em diante – hoje ela tem 26 anos -, o que esperar da Cix? De tão aplicada ao seu vício, aprendeu a preparar um molho béarnaise que a deixa orgulhosa (“Pô, é difição!). E jamais deixa de comer a picanha fatiada do Braseiro – e você acha que é com arroz de brócolis? Não, o arroz é à piemontese, “o melhor”.
Tudo isso, mais as noites na Casa da Matriz, seu lugar preferido no mundo, levaram Cecília a se obrigar a praticar algum tipo de exercício físico – “tava muito sedentária, sem disposição!”. Há quatro meses, ela treina numa academia, na hora do almoço: se exercita em 50 minutos e come em 10, de segunda a sexta. Corre, faz transport, spinning, musculação. A academia é pertinho da Rádio Ibiza, no Leblon, onde há mais de um ano cria trilhas sonoras.
Cix ficou famosa no reality show “Nós 3”, do Multishow. A partir disso, ganhou até fã clube, que a acompanha nas noites em que ataca de DJ. Essa nossa candidata a Carioca 2013 é mais da noite mesmo. Explica que a Casa da Matriz é o seu lugar preferido porque “foi a primeira noite que eu comecei a frequentar”.
– Eu tinha 16 anos! Nem pediam a minha identidade. Eu dizia que ia pra casa das minhas amigas e ia pra lá. Cresci indo à Casa da Matriz, eu amava. Amava a Sunday Tracks.
Agora a Cix vai a “festas soltas”, não bate ponto em nenhum lugar específico. Nem na praia – vai a qualquer pedaço de areia, o que estiver mais vazio.
– Eu só vou durante a semana. Vou para relaxar, não para ver gente.
É uma garota da Gávea – estudou na Escola Parque, fez Desenho Industrial… Dorme abraçada aos cachorros, coleciona sapatos, compra Playmobil até hoje e, quando se estressa, se tranca no quarto sozinha e pinta telas. Está solteira, mas pra ela, tanto faz.
É uma garota do Rio.
Abaixo, nosso bate-pronto com a Cix. Se quiser votar nela, curte este post aqui ou no Instagram do @rioetc.
Nome: Cecília.
Mas me chamam só de… Cix.
Idade: 26.
Faz o quê: Trabalho na criação da Rádio Ibiza, sou formada em design gráfico e volta e meia faço uma coisa ou outra. Também sou DJ.
Carioca da… Gávea, a vida toda.
Lugar da cidade de que se sente dono: Braseiro da Gávea, vou no mínimo uma vez por semana, e quando não vou peço em casa. Acho que pra sair é a Casa da Matriz, já vou há 10 anos embora hoje com menos frequência.
Cidade do mundo em que também se sente em casa: Hvar, fica numa ilha na Croácia e é sem dúvida o lugar do mundo que mais gostei de conhecer. Fui dois anos seguidos passar o verão lá (porque a primeira vez não foi suficiente). O lugar é incrível, vivo e cheio de coisas legais pra fazer: praias e ilhas maravilhosas, restaurantes, festas, pessoas animadas, tudo que eu gosto.
Música que mais combina com o Rio: Vou ser meio clichê, mas acho que tenho que dizer “Aquele abraço”. Fevereiro e torcida do Flamengo na mesma música, não podia ser mais carioca.
Música que mais toca no seu iPod: Como uma parte do meu trabalho é a pesquisa musical, as minhas preferidas estão sempre mudando, mas no momento são “Goldroom – Sweetness Alive”, “Kate Boy – Northem Lights”.
Adoro… Viajar. Melhor coisa do mundo. nesse momento meu mapa de viagem tem pinos em 67 cidades de 16 países e só quero aumentar.
Devoro… Minhas séries de TV preferidas.
Me encharco de… Amigos <3 e vodca com Red Bull (hahaha).
Li e recomendo: “Um dia”. Amei o livro, poderia ter ficado sem filme.
Vi e recomendo: “Peixe Grande”, minha paixão.
Ponto da praia: O mais vazio! Tenho preguiça de muvucas.
Esconderijo (antes dessa entrevista) secreto: Casa da minha mãe. Vou pra lá e largo o celular em casa quando quero ficar sozinha.
Time: Mengo!
Escola de samba: Não ligo muito pra carnaval, mas acho que vou ficar com a Mangueira.
Signo: Aquário, dizem por aí que é o melhor amigo do zodíaco ;)
Religião: Não tenho.
Instrumento musical: Bateria, fiz 2 anos quando era mais nova.
Prato preferido: Picanha com arroz à piemontese.
Melhor vista do Rio: Adoro levar meus amigos de fora pro Morro da Urca, acho a vista de lá ainda mais bonita que a do topo do Corcovado. Aliás, a Urca inteira eu amo.
Meio de transporte: Faço quase tudo a pé.
Sonho de consumo: Um closet que me permitisse organizar minhas roupas espalhadas pela casa, e um marido tipo o Orlando Bloom (hahahah).
Promessa pro ano novo: Ser um pouco menos ansiosa, quem sabe eu consigo dormir melhor.
Meta para a vida: Ser feliz, com certeza.
Faço o estilo… “Uso qualquer coisa que eu quero, sem me importar com o que os outros vão pensar.”
Pro Rio ficar ainda melhor só falta… Menos pessoas que precisem de mais.
Esporte preferido: Futebol, mas sou péssima em todos eles.
Terapia: Desenhar e pintar.
Quem tem a cara do Rio? Agora vocês me pegaram. Acho que a graça do Rio é ser essa mistura toda que é, então não acho que tenha alguém específico.
Cor: Azul.
Flor: Qualquer uma amarela.
Maior dor: Quando perdi meu avô.
Época em que gostaria de ter vivido: Vale aqueles futuros de filmes/desenhos que a gente acha que vai acontecer? Tipo Jetsons?
Programa de TV: “Girls”, “Game of Thrones” (e várias outras séries em que fico viciada).
Site/blog em que mais navega: ohmyrock.net, parece que eles postam as músicas pra mim, amo.
Amar é… Lindo, quando você é correspondido, e isso não acontece com muita frequência (pelo menos pra mim).
Dia ou noite? Noite.
Liso ou estampado? Depende do meu humor.
Colorido ou P&B? Cores e cores.
Conforto ou elegância? Conforto, mas se forem sapatos, vou querer o mais bonito.
Quem gostaria de ser por 24 horas? Alguma criança bem mimada na sua própria festa de aniversário. Parte o coração saber que nunca mais vou ser criança.
Comentários