Ir para conteúdo

Bem-vindos ao Espaço João do Rio

Fotos: Tiago Petrik
|
Texto: RIOetc

[Tiago Petrik]

João do Rio é uma espécie de muso inspirador para o RIOetc. Pegamos emprestado de sua obra “a alma encantadora das ruas” que funciona como uma tagline para o nosso trabalho.

O enorme João, homossexual e negro, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras e tornou-se herói das multidões que liam suas crônicas.

Nesta quarta-feira (13/12), vamos fazer uma homenagem ao escritor carioca, flâneur que mais bem descreveu as ruas da cidade – antes de ela ser maravilhosa -, batizando um pedaço no nosso novo endereço (Largo dos Leões, 81C) como Espaço João do Rio.

Aí entra esse aí da foto, o artista plástico Rodrigo Westin. Futuro curador deste espaço, que vai servir às artes, debates e performances, foi desafiado por mim para estreá-lo.

Rodrigo aceitou, trazendo à luz “Transbordar”, série de sete desenhos em formatos variados, feitos há 15 anos e mantidos inéditos. “É um trabalho que fala sobre transitoriedade do tempo, e olhar esses desenhos tantos anos depois me faz pensar também sobre transitar à deriva pela cidade”, diz Rodrigo, que atualmente é doutorando em Artes Visuais, na linha de pesquisa em Poéticas Interdisciplinares da EBA/UFRJ. Atualmente seu trabalho pode ser visto no Museu Nacional de Belas Artes, na Bienal de Belas Artes da UFRJ.

Sobre o que vem por aí no Espaço João do Rio, o curador diz que “antes de entender a arte como objeto, é importante entendê-la como uma possibilidade de experimentar, um estado de espírito. Dentro dessa possibilidade, esse espaço pode ser interessante quando se propuser à experimentação em arte.” E continua: “Não quisemos chamar de galeria pra não pretender uma imponência, mas propor um espaço para experimentar arte contemporânea.”

Então vamos falar sobre arte? Está feito o convite.

 

Comentários