Ir para conteúdo

8 mulheres da arte urbana

Fotos:
|
Texto: RIOetc

IMG_5772 cópia

[Bruna Velon] Foto e texto

Os murais, das ruas e das redes sociais, não calam: as mulheres estão escancarando o verbo sobre o machismo-nosso-de-cada-dia e a desigualdade de gênero visceral que existe desde que o mundo é mundo. Quem não viu frases estampadas nas paredes, como essa aí da foto?  Quem não viu viralizar o #meuamigooculto no Facebook? As intervenções estão fazendo muitos machões serem pegos de calça arriada (ops…) direta ou indiretamente, das situações mais escrachadas às mais “aceitáveis” (depende para quem, né, amigão!?). Através do spray ou de hashtags – com arte, palavras e os dois juntos -, o real e o virtual estão transcendendo seus suportes e ganhando as ruas, os ciclos de amizade, do trabalho, da família… “Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”.

Neste Dia da Mulher, listamos algumas grafiteiras em atividade no Rio e disponibilizamos links para colocar em evidência o trabalho delas. Algumas levantam a bandeira do feminismo, outras estão mudando as estatísticas, já que a arte urbana ainda é predominantemente feita por homens. O importante é seguir em frente e o recado é um só: RESPEITA AS MINA.

1.Ananda Nahu
https://www.facebook.com/AnandaNahuBrazil
http://www.anahu.com/
@anandanahu

2.Bella Amaral :
https://www.facebook.com/bellasrio.br/?fref=ts
http://www.bellasrio.com.br/
@bellasrio

3.Camiz
https://www.facebook.com/artcamiz
https://www.flickr.com/photos/camizcamiz/
@camilacamiz

4.Joana Cesar
@joanacesar

5.Juliana Fervo
https://julianafervo.carbonmade.com/about
@julianafervo

6.Nóia
https://www.facebook.com/N%C3%B3ia-1609507655945185/?fref=ts
http://noiart.com.br/
@noia_art

7.Panmela Castro (veja matéria sobre as #AfroGrafiteiras aqui)
https://www.facebook.com/panmelacastro/?fref=ts
www.panmelacastro.com/
@panmelacastro

8.Rafa Mon (de quem também falamos aqui)

https://www.facebook.com/rafailustra
@_rafamon_
Agenda_Galeria Urbana

Lugar de Mulher é na Rua
A ocupação acontece hoje (8), no viaduto Engenheiro Noronha, em Laranjeiras, das 16h às 22h. Vai rolar sarau, exposição, bate-papo, oficinas e música. Mais infos na página do evento.

Agora É Que São Elas
O Sesc Duque de Caxias promove a coletiva de sete artistas urbanas, que expõe seus trabalhos na galeria e fachada da unidade, entre elas, Bella Amaral, Juliana Fervo, Andrea AP, Camiz e RafaMOn. A mostra acontece de 5 a 31 de março, de segunda a sábado, das 9h às 17h. É grátis.

Rua General Argolo, 47 – Centro, Duque de Caxias.

Comentários