Ir para conteúdo

12 dicas imperdíveis na Semana Design Rio

Fotos:
|
Texto: RIOetc

[Isadora Barros]

O Rio está prestes a receber criativos e entusiastas do Design do mundo inteiro pra debater a cena do momento e discutir novos rumos através da Semana Design Rio. Nessa edição, são mais de 150 atrações divididas entre bate-papos, workshops e palestras acontecendo nos quatro cantos da cidade entre os dias 5 e 9 de novembro. Selecionamos doze dicas das mais espertas pra quem já quer montar seu roteiro, mas não se permite deixar escapulir os must-go da edição 2014.

1) Pra botar o pé na porta e escancarar essa edição, o Jockey recebe o encontro “A fórmula secreta de design na Coca-Cola” com Cristiana Grether, gerente de Design da marca. Rola no dia 5, às 15h, e as inscrições podem ser feitas aqui.

2) Ainda no dia inaugural, Ricardo Leite, o criativo por trás da já famosa carinha do Rio 450 – decidida após árduas e competidíssimas etapas entre outros tantos talentosos designers -, vai palestrar às 18h30 também no Jockey. O designer vai explicar o processo de produção da marca que comemora o próximo aniversário da cidade.

3) Também é no Jockey, no dia 6, que acontece o bate-papo com Christian Hallot, embaixador da H. Stern – a única marca de luxo brasileira! O tema da conversa é “Processos criativos – exercitando o olhar”. Perfeito pra quem sonha em conquistar seus espacinho nesse mercado.

4) A Casa Carandaí recebe a partir do dia 6 as fotos do projeto “Photo à Vélo“, das Julia Vasconcellos e Vitoria Liberal. O conceito gira em torno de fotografar espontaneamente ciclistas nas ruas da cidade, através de uma metodologia própria que divide as duas autoras entre as funções de fotografar e guiar o carro na caça pelos personagens.

5) É por pensar em projetos sustentáveis e com responsabilidade ambiental que a Even, construtora em expansão no país, ganhou espaço para falar sobre seus projetos eco-friendly. A gerente de sustentabilidade da marca vai comendar um bate-papo sobre como incorporar conceitos ecologicamente viáveis na arquitetura.

6) O LZ Studio preparou uma garage sale especial pro Semana de Design e ainda apresenta o trabalho de 10 artistas selecionados por Anny Meisler pra expor na loja. A promessa é de peças acessíveis, um incentivo daqueles pra dar uma passadinha por lá durante esses dias!

7) O grande Sergio Rodrigues ganhou, claro, merecido destaque na edição 2014 da Semana. Pra relembrar os hits do designer falecido recentemente, o Arquivo Contemporâneo Ipanema resgata duas peças memoráveis que estarão expostas em edição especial: o redondinho banco Mocho e a icônica poltrona Benjamin. Além disso, os visitantes também poderão conferir o pingente Mocha, desenvolvido por Antonio Bernardo com o Instituto Sergio Rodrigues.

8) Há 23 anos o Rio Scenarium garimpa feiras e lojas de azulejo atrás das relíquias que carregam a história da cidade. O acervo em forma de quebra-cabeças histórico estará disponível na galeria Scenarium, na Rua do Lavradio, a partir do dia 5.

9) Pra quem vai circular pela Zona Portuária, vale a pena ficar de olho na sinalização viral que vai rolar por lá, comunicando a galera da indústria criativa daquela área!

10) O Largo São Francisco da Prainha é o ponto de encontro pra turma que vai participar do “Percurso Em Cantado”: um roteiro pela Zona Portuária guiado pelas músicas que nasceram por ali ou tiveram a região como musa inspiradora. O berço do samba agradece!

11) As quituteiras do Porto do Rio vão preparar as iguarias históricas daquela região, que era o ponto de chegada dos escravos na cidade. O Cais do Valongo é parada obrigatória pra quem planeja rodar por ali atrás das novidades trazidas pela Semana.

12) O casal Cristiane e Marcelo Rosembaum são os curadores da “Feira Rosembaum“, um evento off-Semana Design Rio, mas que também merece todo o destaque na primeira semana de novembro! São mais 10 designers ainda sem loja própria, mas com trabalhos que valem a pena serem curtidos, admirados e adquiridos.

Seja qual for a sua área de interesse, não dá pra ficar de fora dessa programação. A Semana traz os criativos mais influentes do mercado e que certamente vão te ajudar a repensar os processos de produção e até o consumo, mirando num futuro mais consciente e inovador.

Você pode ter acesso a todas as informações dos estabelecimentos que recebem os eventos da Semana Design Rio através do app A Carioca, disponível para Android e iOS. E na palma da mão, pra simplificar a vida!

Comentários