Ir para conteúdo

Mais ‘Carioca’ do que nunca

Fotos:
|
Texto: RIOetc

[DJ Gala/Pitada]

O RIOetc sempre sintonizou em suas fotos e histórias o melhor do espírito carioca. Tudo e mais um pouco está reunido agora nas páginas do livro “A Carioca – Guia de Estilo para viver a Cidade Maravilhosa”, lançado esta semana. Com muita elegância e bom humor, o casal 20 Renata Abranchs e Tiago Petrik faz um passeio delicioso por diferentes lugares e momentos que a cidade proporciona aos seus habitantes e visitantes.

Como colaborador, fui convidado a condensar a maneira leve, descontraída e única do carioca em algumas poucas músicas, reunidas em cinco playlists que podem ser acessadas através dos códigos QR  impressos nas páginas do livro. Do encontro com o mar e os amigos na praia – uma extensão da casa de cada morador da cidade -, à doce rotina dos pais com seus filhos até chegar ao ótimo clima de uma festinha com muito bate-papo na sala de casa, que nós cariocas sabemos fazer como ninguém, as músicas ajudam a conduzir o leitor por esta atmosfera que a cidade exala. Assim vou relatar aqui como foi este trabalho a partir das músicas selecionadas para cada playlist.

E pra começar quente, vamos de praia e verão, a estação mais carioca de todas, com algumas canções para se ouvir com a maresia como companheira. E pra combinar, nada como o reggae, filho legítimo da maresia encontrada em todo o Caribe, principalmente na Jamaica, onde o gênero foi construído a partir da influência festeira e malemolente do calypso. E a cantora Céu deixa bem claro em todo o seu trabalho que adora o gênero que empurra “Cordão da Insônia” do disco Vagarosa, de 2009. Na sequência, uma das bandas mais bacanas nascidas na cidade, fruto da união de cariocas e alagoanos, o Fino Coletivo. “A Coisa Mais Linda Do Mundo” composta por Wado em 2001, reaparece numa roupagem mais balançante no disco “Copacabana”, do Fino, em 2010.

A seguir, o samba-rock em três diferentes tempos: o mestre Jorge Ben em “Berenice”, gravado em 1978, a popular “Vizinha”, do disco “Músicas Para Churrasco – Vol. 1”, de Seu Jorge, e “Morena Russa”, da banda carioca Do Amor. Daí fui buscar no baú uma canção que adoro de um disco que gosto mais ainda: “Olho De Peixe” cuja união de Lenine e Marcos Suzano nos presenteia com “O Úlltimo Pôr Do Sol”, perfeita para colocar no fone e apreciar da Pedra do Arpoador. Ainda tem Luísa Maita, Leo Cavalcanti, Pedro Luís e A Parede, Vanessa da Mata e Marcela Bellas com “Alto do Coqueirinho”, que a Renata ama! Caetano está la na regravação de “Nine Out of Ten”, de Mariana Aydar, Otto recebendo a mexicana Julieta Venegas em “Saudade” e a carioquíssima Thalma de Freitas em “Tranquilo”, composição de Kassin, um clássico! A exceção entre os nacionais ficou para “Tonight You Belong To Me” do encontro entre o cantor Eddie Vedder (Pearl Jam) e a californiana Janet Weiss, um pedido carinhoso da turma da redação do RIOetc.

Você curte um pouco mais aqui neste link, mas legal mesmo é ouvir enquanto lê “A Carioca”!

Comentários