Ir para conteúdo

Encantos mil

Fotos:
|
Texto: RIOetc

 

[Galalau/Pitada]

O nome é inspirador: Festival Encantado, que acontece no próximo sábado (8).  E a inspiração vem da região chamada Vale do Encantado, incrustada entre as montanhas do Parque da Tijuca, no Alto da Boa Vista, que recebe pelo segundo ano consecutivo o festival reunindo artistas contemporâneos e músicos do Brasil e França.

Seu Jorge e o french rocker Matthieu Chedid foram os destaques de 2012 na maratona de shows que este ano tem como padrinho o atual midas da música brasileira, o rapper Criolo. A nova geração da música francesa estará representada pelo também rapper C. Sen e DJ Dax, o label ClekClek Boom com os DJs French Fries, Ministre X e The Boo, além de Jerome Pigeon, a.k.a. Gringo da Parada, o cara responsável pela criação do Favela Chic em Paris, ao lado de Rosane Mazzer, e mentor das excelentes coletâneas Postonove 1, 2 e 3 que ressuscitou inúmeros clássicos da MPB.

Entre os brasileiros, destaques ainda para a cantora Simone Mazzer, o grupo musical-performático paulista Voodoohop, liderado pelo DJ Thomash, e os projetos do designer Ygor Marotta: o duo performático VJ Suave e Cesi Soloaga com intervenções de artes plásticas e animação digital, e o movimento de intervenção urbana “Mais Amor Por Favor” que se espalhou pelas ruas de São Paulo clamando por um mundo mais harmonioso e menos violento.

Mas eu curti mesmo foi a exceção nesta conexão Brasil-França: o mitológico grupo feminino E.S.G.  Nascido no Bronx, Nova Iorque, no início dos anos 80, o grupo das irmãs Scroggins serviu de referência para uma enormidade de artistas do hip hop, post-punk, disco e dance-punk que viriam a surgir combinando de diferentes maneiras suas poderosas e simples batidas recheadas de muito groove e alguns vocais no estilo rap. Músicos e bandas como TLC, Wu-Tang Clan, Beastie Boys, Tricky, Jay-Dee e até o rock do Liars extraiu inúmeros samples das criações do E.S.G. que, inclusive, após alguns anos de recesso, lançou em 1992 o EP “Sample Credits Don’t Pay Our Bills”, cujo título fala diretamente das composições de outros artistas baseadas em trechos das músicas delas.

 

Recomendo ouvir a coletânea “Dance To The Best Of ESG”, lançada em 2010, para sentir o poder destas mulheres (foto) que desafiaram a realidade pobre e violenta da região sul do Bronx e que, pela primeira vez, se apresentam em palcos brasileiros. Para acompanhar, sugiro beliscar um dos pratos da original gastronomia agroflorestal desenvolvida pela comunidade do Vale do Encantado como o jacalhau, pastel de taioba, geleia de chuchu com pimenta rosa e os sucos de couve com maracujá e chuchu com hortelã.  Vai na fé, abra a boca e o coração para se deliciar com os quitutes, a boa música e a linda vista da praia da Barra da Tijuca.

 

Video: http://www.youtube.com/watch?v=hmnq3fqFK18

Comentários