Ir para conteúdo

Receita para aguçar a criatividade

Fotos: Bel Corção
|
Texto: RIOetc

Não pense que a criatividade para por aí. Além do mixologista Alex Mesquita, a Bombay Sapphire convidou o artista plástico Rogério Pedro para assinar o painel que decora o Bombay Bar, instalado na ArtRio, através da campanha Stir Creativity“. Mais do que apenas um fundo, o painel cruza referências do traçado colorido de Rogério com o modo de produção e o sabor do gin, e serve de inspiração para os visitantes da feira que queiram criar seus próprios drinks.

Vindo do interior de São Paulo, inventar sempre foi a praia do artista. Quando criança, era fascinado por livros infantis e gibis cheios de ilustrações, o que o levou a desenhar as próprias histórias em quadrinhos. Mais tarde, Rogério estudou técnicas – das renascentistas ao grafite -, até se formar em Artes Plásticas pela PUC de Campinas, e se especializar em pintura em acrílica, tinta em spray e ilustrações digitais. Após 15 anos trabalhando em agências- inclusive no próprio escritório de design gráfico-, ele recebeu a primeira proposta de trabalho para pintar um mural:

“A partir daí, o sonho começou a acontecer. Os murais me proporcionam o contato com as pessoas e uma reação imediata na rua. Essa troca de energia no momento da criação, a oportunidade de conhecer novos lugares, países, e de viajar com a família é muito bom, tem mais emoção”, conta Rogério. Atualmente, o artista se diz mais influenciado pelo movimento Modernista, mas as inspirações variam das mais diversas formas de arte, como o grafite, cinema, fotografia, design gráfico; a elementos abstratos, como cores, divergências, energias e sensações.

Para ele, além do contato com o público, outra principal diferença entre pintar um mural e uma tela comum é a pré-produção e o preparo físico: “não dá pra chegar no lugar com material faltando, dá um trabalhão conseguir comprar na hora. É importante ter tudo planejado e disposição pra encarar um sol de 40°C.  As telas geralmente são feitas no estúdio com uma agenda mais flexível, apesar de algumas delas levarem mais tempo” explica o artista. 

Na Cidade Maravilhosa, Rogério já pintou alguns escritórios, grafites na rua – inclusive o que fica ao lado do Clube dos Marimbás, no Forte de Copacabana -, e um mural ao vivo na gravação do DVD da cantora Sandra de Sá. Agora, os cariocas poderão conferir uma de suas pinturas no Bombay Bar, de quinta a domingo no ArtRio, na Marina da Glória. Alguns autores dos drinks mais criativos vêm aqui para o RIOetc contar um pouco da sua história e inspirações. Já separou suas referências?

Comentários