Ir para conteúdo

Os destaques do Oi STU Open 2018

Fotos: Bel Corção
|
Texto: RIOetc

Pistas prontas, atletas treinados e público reunido: agora é para valer! Hoje, skatistas como Pedro Barros e Leticia Bufoni disputam as etapas finais do Oi STU Open 2018, na Praça Duó. Ao final do campeonato, os melhores do ranking disputam uma possível vaga nos Jogos de 2020, em Tokyo. Na edição deste ano, além da modalidade street, disputada em 2017; o evento ganha a modalidade park, graças à construção da pista feita pela Rio Ramp Design em colaboração com skatistas nacionais e internacionais.

“O skate entrar nos Jogos de Tokyo é uma evolução natural, mas ter ao lado a Oi, uma marca totalmente fora do segmento do esporte, é uma grande honra porque a gente consegue propagar o espírito verdadeiro do skate. Não tem a ver com competição, dinheiro, nem fama. É literalmente brincar num carrinho de quatro rodas, esquecer por um momento os problemas e tentar mudar a sociedade ao redor”, conta Pedro, atleta de skate patrocinado pela Oi, último vencedor do Campeonato Mundial de Skate Park, em Nanquim, na China; e um dos skatistas que ajudou na elaboração das pistas, junto com o apaixonado pelo Rio Bob Burnquist.

Outro destaque do Oi STU Open 2018 é a skatista Leticia Bufoni, que em maio deste ano se tornou recordista em vitórias na modalidade street dos X Games. Nos Jogos de 2020, as atletas femininas disputam o mesmo número de vagas e premiações que os atletas masculinos. Determinada, a atleta enxerga como necessária a entrada das mulheres nas pistas de skate: “há alguns anos, eu ia numa pista e não via nenhuma menina andando. Hoje, qualquer pista tem muitas meninas, e perceber que o skate não é exclusivo para os homens melhora muito o nível de todo mundo”.

Além do campeonato, o evento enaltece a cultura de rua através de oficinas de desenho, silk, grafite, na Oi STU House; instalações do grafiteiro Toz, na STU Gallery; shows de artistas como BK’ e BNegão, na STU Music; rodas de conversa na STU Hangout; e ainda uma área denomidada STU Skatável, onde qualquer um poderá treinar suas manobras. Leve seu skate e confira a programação completa do evento no site. Já separou a joelheira?

 

Comentários