Ir para conteúdo

Bruna e sua ilha de criatividade

Fotos: Wendy Andrade
|
Texto: RIOetc

@brucaborges

Enquanto atravessávamos o Canal de Marapendi para chegar à Ilha da Gigóia, onde mora a estudante Bruna Borges, ela nos contava sobre o dia a dia da faculdade no SENAI CETIQT. Se antes cursar Design de Moda parecia um sonho distante, hoje, a faculdade representa tanto uma realidade quanto oportunidades. Foi através do SENAI CETIQT que a Bruna conseguiu seus primeiros estágios e a inserção no mercado de trabalho.

Aliás, o “lugar comum” nunca foi a zona de conforto da Bruna. Desde pequena, escolher suas próprias roupas era um ritual importante, e qualquer casaquinho sugerido pelos pais já rendia uma cara emburrada pelo resto do dia. Ao perceber que seu estilo se destacava do resto das amigas, estudar moda passou a ser um desejo, daqueles difíceis de realizar. Prestes a terminar o Ensino Médio, a Bruna teve que acompanhar a família em uma mudança para Campos dos Goytacazes, no interior do Rio, e lá começou a faculdade de Geografia, no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Não satisfeita com o curso, a Bruna começou um canal no Youtube para exercitar a paixão pelas roupas. Com o apelido de Bruca Borges, usava o espaço virtual para dar dicas de maquiagens, DIYs (faça você mesmo), passando por receitas caseiras e dicas de vestidos para madrinhas de casamento. Ao obter um retorno grande das seguidoras, abandonou a faculdade e decidiu se matricular em um curso de Design Gráfico. A poucos passos do seu grande sonho, decidiu dar a cartada final quando veio para o Rio, apenas para fazer a prova do vestibular do SENAI CETIQT: “Dei a louca e falei: ‘se for para ser , eu vou passar e venho’. A minha vida tava toda lá, já tava noiva do meu agora marido, larguei ele lá e vim, realmente em busca dos meus sonhos”. (Atualização da love story: ele veio pro Rio e os dois estão felizes!)

De lá para cá, ela já trabalhou em um ateliê de estampas, fez marketing digital e adquiriu parte da experiência que sempre desejou. Ao SENAI CETIQT e ao corpo docente, ela só tem palavras de agradecimento: “Eu gosto muito de ter uma relação boa com os professores porque eu acho que acrescenta muito na minha vida, não só no meu currículo. Eu acho que se eles estão ali, eles foram escolhidos por algum motivo, então eu tento sugar ao máximo das informações. São pessoas que têm uma “liga”, sabe? Você pergunta e eles vão te dando informação, você cria um laço junto com o professor a cada vez que te passa conhecimento”.

Agora, os planos são juntar toda essa bagagem acadêmica e traduzir para o mundo virtual, onde ela pode transferir para as seguidoras um pouco do contexto acadêmico. História da Arte, Produção de Moda e principalmente os caminhos para uma moda mais sustentável serão os principais temas do canal. Para ela, a moda não é apenas um exercício de consumo, e sim um exercício da expressão da personalidade. Seu hobby principal atualmente é pegar emprestadas as roupas de alfaiataria do marido e construir um look novinho a partir delas. Afinal, viver numa ilha exige muita criatividade, conscientização e economia, que a Bruna pretende compartilhar nessa rede do bem. Como ela mesma disse: “Não há nada que não possa ser transformado”.

O vestibular para o curso de Design de Moda já está com as inscrições abertas, com início do ano letivo para 30 de Julho de 2018.

Comentários