Ir para conteúdo

Pelo Centro: Rua do Mercado

Fotos: Tiago Petrik
|
Texto: RIOetc

“A Rua do Ouvidor resume o Rio de Janeiro. (…) O rosto da cidade fluminense é esta rua, rosto eloquente que exprime todos os sentimentos e todas as ideias”. A “mais carioca das ruas”, segundo Machado de Assis, era um dos locais prediletos do escritor, assim como de personalidades como Olavo Bilac, Rui Barbosa, Coelho Netto, e por aí vai. No século XIX, toda a agitação da cidade se concentrava no local: as vitrines mais chiques- com peças trazidas diretamente das boutiques francesas-, livrarias, cafés e confeitarias.

Em 2019, os sobrados centenários e as fachadas preservadas guardam um pouco da história da Rua do Ouvidor, apesar do local não ter a mesma importância que tinha para a cidade na época. A gastronomia, por exemplo, é um dos fortes da rua, que abriga o primeiro restaurante do país, o Rio Minho, aberto em 1887. À noite, são as rodas de samba como o Samba da Ouvidor e Samba do peixe que tomam a região. O primeiro, que atualmente acontece na Rua do Mercado, deixa saudades desde a última edição, em dezembro de 2018, mas anima com a esperança da volta ainda este ano.

O vestido Mercadores, criado por Júnior Vieira para a coleção Encantos Mil 2019, tem toda a fluidez que você precisa para curtir um samba ou bater perna pelas ruas mais históricas da cidade. À venda na RIOetc, a loja, online, física ou através do icloset.shop.

Créditos:

Vestido Mercadores: R$ 460,00

Sandália Preta e Branca (Caíques): R$ 189,00

Modelo: Sabrina Henrique

Make: Latisha Samedi

Styling: Cari Caldas

Fotos: Tiago Petrik

Comentários