Ir para conteúdo

Pelo Centro: Real Gabinete Português de Leitura

Fotos: Tiago Petrik
|
Texto: RIOetc

Se o Rio de Janeiro é um lugar de contrastes, no Centro é onde a discrepância fica mais evidente. Apesar do descaso, o bairro abriga edifícios que, além de contarem a história da cidade, contam histórias que nos inspiram a seguir em frente. O Real Gabinete Português de Leitura, localizado na rua Luiz de Camões nº 30, além de ser uma das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo, é onde se encontra o maior acervo de obras de autores portugueses fora de Portugal, como por exemplo, um raro exemplar da primeira edição de “Os Lusíadas”, escrita pelo autor que dá nome à rua.

Fundada em 1837, por um grupo de 43 imigrantes que queriam melhorar o nível de conhecimento de portugueses que chegavam ao Brasil, a biblioteca teve entre seus frequentadores nomes como João do Rio e Machado de Assis, que não por acaso, presidiu as cinco primeiras sessões da Academia Brasileira de Letras no local. Atualmente, o Real Gabinete funciona tanto como acervo quanto centro de estudos, no qual são ministrados cursos, palestras e pesquisas.

Assim como a arquitetura da biblioteca- é impossível não notar o grande candelabro e a claraboia no centro do salão-, as peças do designer Jr. Vieira não passam despercebidas. A camisa Gabinete, já à venda na RIOetc, a loja, física ou online, ou através do icloset.shop, no qual você pode pedir todas uma malinha do RIOetc, que chega na sua casa com peças selecionadas para você e sem custos adicionais.

Créditos:

Camisa Gabinete: R$ 109,00

Sandália Preta e Branca (Caíques): R$ 189,00

Modelo: Sabrina Henrique

Make: Latisha Samedi

Styling: Cari Caldas

Fotos: Tiago Petrik

Comentários