Ir para conteúdo

Pelo Centro: Palácio Tiradentes

Fotos: Tiago Petrik
|
Texto: RIOetc

Quanta história abriga o Palácio Tiradentes. Batizado em memória de Joaquim José da Silva Xavier- que ficou preso no local durante três anos- e projetado para parecer o Grand Palais de Paris, o Palácio foi palco de transformações políticas como a aprovação da Lei Áurea, em 1888, a posse de presidentes como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, e até hoje, representa um espaço de debates e transformações, sendo hoje o prédio que comporta a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Na Alerj ficam os deputados estaduais, que deveriam representar o “espelho” da população, e têm como função fiscalizar o uso do dinheiro público, além de aprovar leis e projetos criados pelos próprios deputados. Dos três poderes, o Legislativo é o mais aberto aos cidadãos, por isso, a maioria das sessões são públicas e podem ser acompanhadas presencialmente, pela TV ou na internet.

De acordo com Marielle Franco, na época assessora parlamentar da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, “ocupar a política é fundamental para reduzir as desigualdades que nos cercam”. Portanto, através da Saia Tiradentes, fica nosso lembrete de sempre olharmos com atenção à Casa e nos fazermos cada vez mais presentes. A peça, criada por Cristiany Soares com tecido doado pela Brand Têxtil, já está à venda na RIOetc, a loja física e online.

Créditos:

Saia Tiradentes: R$ 169,00

Maiô Quadrado Recorte/ Preto: R$ 279,oo

Modelo: Sabrina Henrique 

Make: Latisha Samedi

Styling: Cari Caldas

Fotos: Tiago Petrik

Comentários