Ir para conteúdo

Pelo Centro: Paço Imperial

Fotos: Tiago Petrik
|
Texto: RIOetc

Quem hoje caminha pelo corredor entre o Paço Imperial e a Praça XV, talvez não imagine que, desde o século XVIII, o edifício- anteriormente chamado de Paço Real em homenagem à chegada da família Real, em 1808-, têm assistido e protagonizado importantes acontecimentos da nossa história. O mesmo local onde atualmente concentram-se de blocos de Carnaval à manifestações políticas, foi onde ocorreram decisões como o Dia do Fico, a Abolição da Escravidão e a Independência do Brasil.

Até a Proclamação da Independência, em 1822, o local foi sede dos governos do Reinado e do Império, e, após a Proclamação da República, tornou-se sede dos Correios e Telégrafos. Em 1938, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e desde 1985 transformou-se em um centro cultural com exposições gratuitas durante todo o ano. No dia 11 de abril, chegam ao museu as mostras “Grafias do Tempo”, de Inês Araújo; “Meu Cuidado Todo”, de Gabriele Gomes, Cleverson Oliveira e Fernando Burjato; “Algumas Sombras”, de Guilherme Ginane; e as pinturas de Manoel Fernandes.

Depois de visitar o museu e matar a fome de conhecimento, é hora de matar a fome de verdade. No Paço também ficam os restaurantes Arlequim, com cardápio elaborado pela chef Roberta Ciasca e influências orientais da consultora gastronômica Chan Suen; e o Bistrô do Paço, inspirado nos bistrôs franceses e construído para ser um “pedacinho da Europa” no Rio de Janeiro.

Através do Macaquinho Paço, prático e confortável, a gente inspira cada carioca (e turista, por que não?) a explorar o Paço Imperial e curtir cada vez mais a cidade. A peça, criada por Layze Luzial (Anjão), com tecido doado pela Brand Têxtil, já está à venda na RIOetc, a loja física e online. Se você quiser comprar sem sair de casa, e ainda experimentar com outras peças do seu armário, é só pedir através do icloset.shop.

Créditos:

Macaquinho Paço: R$ 169,00

Sandália Mallo (Caíques): R$ 189,00

Modelo: Yara Coral

Make: Latisha Samedi

Styling: Cari Caldas

Fotos: Tiago Petrik

Comentários