Ir para conteúdo

Pelo Centro: Bar Luiz

Fotos: Tiago Petrik
|
Texto: RIOetc

Há mais de 130 anos na cidade, no Bar Luiz, tudo é no aumentativo: seja o tamanho dos salsichões, da respeitada salada de batata ou o número de chopes que você vai tomar. Referência na cidade desde 1887, seu primeiro nome de batismo era “Zum Schlauch” e foi fundado com o objetivo de servir aos apaixonados por cerveja. Após a abertura da primeira cervejaria do Rio, Jacob Wendling, o primeiro dono do bar, conseguiu comercializar a cerveja em sua forma mais pura: o chope.

Para ajudar com a clientela, Jacob convidou o sobrinho Adolf Rumjaneck, que logo ficou conhecido por conta do talento nato na queda de braço que costumava praticar nos fundos do Bar. Com o crescimento cada vez mais frequente dos clientes, muito em função do carisma de Adolf, o Bar acabou ganhando seu nome e também seu comando. Um dos casos mais emblemáticos do local foi quando, na época da Segunda Guerra Mundial, estudantes do Colégio Pedro II se reuniram para depredar o bar, pensando que este havia sido batizado em alusão ao ditador alemão. Quem desfez o mal entendido foi ninguém menos que Ary Barroso, o compositor de Aquarela do Brasil, que ali estava bebendo um chope. Após o incidente, o local ganhou o nome de Bar Luiz, em homenagem ao dono Ludwig Vöit.

Se o endereço não é novidade para os cariocas, a gente chega com uma: a coleção Encantos Mil agora está com liquidação progressiva! Apenas na loja física, na compra de duas peças, você recebe 20% de desconto, 30% na compra de três, e 40% na compra de quatro peças! Já escolheu o que vai comprar para combinar com o cropped Luiz, criado por Layze Luzial (Anjão) para a nossa coleção coletiva? Quem não puder nos visitar, pode comprar através do e-commerce ou no icloset.shop.

 

Comentários