Ir para conteúdo

Na Cabeceira: @Rio365, volume 2

Fotos:
|
Texto: RIOetc

[Francesca Leta]

Mais que na cabeceira, esse é para ficar na mesa da sala!  Sabe aquele livro gostoso de folhear e que nos faz soltar um sorriso quando vemos alguma cena cotidiana? Assim é o @Rio365, agora em seu volume 2. O projeto tem como proposta documentar o Rio, de forma totalmente colaborativa, através do Instagram. Como indica o título, são ao todo 365 fotos – tiradas por 170 fotógrafos, profissionais ou não.

O criador do projeto, André Galhardo, conta que a ideia nasceu após um breve exílio fora da cidade. “Passei uma temporada em São Paulo, e quando voltei percebi todas as mudanças que estavam acontecendo no Rio. Era preciso registrar”. O formato seguiu o mesmo da edição passada: 52 semanas com 52 temas diferentes, como comida de rua, letreiros e ladeiras – carioquíssimos, né?

Para que haja engajamento, André lembra, os temas não devem ser muito difíceis, mas também não podem ser fáceis demais; deve haver um desafio por trás. “Essas missões instigam o público, fazem com que haja a preocupação de melhorar suas fotos, o projeto vira quase um jogo de fotografar e conseguir audiência e likes para sua foto”, embora a escolha das fotos de cada semana não se dê pelo número de curtidas, e sim por critérios próprios dos curadores convidados a cada rodada.

Com a cidade passando por obras e transformações, André acredita que o livro seja uma forma de materializar o que estamos vivendo hoje. Mesmo numa época digital, ainda existe a excitação de ter fotos impressas e reunidas em um só lugar.Um projeto como esse dura em torno de 15 meses, de sua concepção até estar nas livrarias. “A ideia é fechar uma trilogia, e na próxima edição abordar o Rio dos Jogos Olímpicos de 2016”, adianta André, que também coordena os projetos @rio450 (que contou a história da cidade) e @nossalingua (um documentário feito por instagramers dos países de língua portuguesa.

O lançamento do segundo volume do @Rio365 será hoje, às 19h, no Centro Cultural da Light. Lá estarão boa parte dos 170 autores, prontos para autografar os exemplares. Vale a visita pra garantir seu exemplar. Mas, nesse mundo feito de cliques, também é molinho de comprar aqui (por um preço menor que o da livraria até hoje!).

_DSC2960 cópia _DSC2972 cópiaFotos: Juliana Rocha

Comentários