Ir para conteúdo

Na cabeceira: Pela Janela

Fotos:
|
Texto: RIOetc
_DSC9365 ok_DSC9343 ok _DSC9373 ok_DSC9358 ok   _DSC9406 ok Fotos: Juliana Rocha

[Vivian Melchior]

Adoro pensar nas janelas como uma poesia do dia a dia: o que vemos através dela? O céu, o sol, as árvores, prédios… a vida?  Acho que as janelas  são como entremeios – dentro e fora, aqui e ali – um espaço que faz parte de dois lugares ao mesmo tempo, rua e casa. Ela também pode ser uma metáfora, como os olhos da alma. O que enxergamos e como enxergamos. Foi pensando em tudo isso – e mais um pouco – que duas amigas da vida (ou da cidade de Petrópolis), Hanna Rodrigues e Maria Quadra, se juntaram para criar o Pela Janela.

Uma desenha e a outra escreve, respectivamente. Juntas, tiveram a ideia de criar um projeto que contemplasse as duas coisas: texto e ilustração. A Maria, formada em publicidade, sempre teve paixão por narrar e pensou: “imagina se minhas histórias fossem ilustradas?”. Chamou então a Hanna, designer e ilustradora. O conjunto era perfeito para começar um “negócio”, com textos deliciosos sobre histórias da Maria e ilustrações lindas e coloridas na linguagem da Hanna – o que as duas vêem através de suas próprias janelas. “A intenção não era criar um projeto comercial e sim uma iniciativa que reunisse as duas coisas que mais gostamos de fazer”, contam.

O intuito, portanto, era reunir textos/ilustrações suficientes para fazer um livro – e, aliás, esta ainda é a ideia das meninas. Mas, como tudo que tem qualidade, depois de criarem a página online no facebook, perceberam que o projeto fez sucesso, divertia e ainda fazia com que as pessoas se identificassem. Com isso, foram surgindo outras ideias, como criar cartõezinhos associando as histórias aos desenhos. Desde agosto de 2015, quando tudo começou, já fizeram duas feiras impressas com seus produtos. E as novidades pra 2017 são várias: além dos cartões (que  você pode encontrar aqui e são uma ótima pedida pro fim de ano), farão calendários, cadernos e pôsteres.

“Respeitamos muito o processo criativo uma da outra. Escrevo o texto, envio para a Hanna e ela desenha sem a minha interferência. Não trocamos conceitos no meio do processo”, conta Maria. Além deste trabalho inspirador, aproveita pra ver também o pessoal de cada uma: aqui é a loja online de ilustrações da Hanna e aqui alguns textinhos da Maria.

Pra ficar de olho, as postagens saem às quintas, de 15 em 15 dias. A próxima é dia 29. Palavra de uma pessoa suspeita: é tudo lindo! Das histórias às ilustrações <3 Já garanti meu cartão pro Natal!

Comentários