Ir para conteúdo

Muito prazer, Tiba

Fotos: Bel Corção
|
Texto: RIOetc

Dia de dizer “muito prazer” para a novíssima e já aprovadíssima Tiba Cozinha Artesanal. Como todo chef, apaixonado por cozinha, Renato Santos sempre teve o sonho de abrir o próprio negócio, oportunidade para mostrar ao mundo suas ideias gastronômicas. Antes disso, porém, fez as malas e partiu pra Europa com a namorada, Vivi Melchior.

– A ideia sempre foi ir pra Europa, ganhar bagagem e abrir uma portinha quando voltasse – conta Renato, que retornou ao Brasil em março, depois da experiência de dois anos no Velho Continente.

Com o mundo em pandemia, “abrir uma portinha” ainda não foi o caso. Mas o modo delivery acabou sendo providencial para testar a Tiba. Em tupi, “Tiba” significa “abundância”. E quando se pensa em comida italiana, abundância é tudo o que a gente quer, né? Na verdade, a base do menu é da Bota – pães de fermentação natural, massas artesanais e molhos (pesto, tomate, branco e tapenade de azeitonas) –, mas as receitas são multiculturais, abraçando tudo o que se viveu nos últimos tempos.

Na Europa, Renato e Vivi – que na Tiba toma conta “de tudo o que não é comida” – ficaram entre a França e Luxemburgo. No ducado, ele comandou a equipe de um restaurante e aprendeu a gerenciar uma cozinha, da escolha do menu à compra dos produtos. Em nenhum dos lugares por onde passou, porém, deixou de ter pizza (Renato trabalhou no Ferro & Farinha, que nós já chamamos aqui de “a melhor pizza do Rio“) e massa artesanal.

– A ideia não é fechar o menu só com coisas dessa base, mas experimentar com o tempo. Teremos, em breve, uma novidade por semana, talvez uma massa diferente com um molho diferente – diz Renato, que avisa que tem também um menu especial pro Dia dos Namorados (encomendas até dia 9), “pra testar algo fora do cardápio habitual”. Para o casal, o menu sai a R$ 140, e inclui Pão Sourdough de 500g com 120g de Pesto de entrada + Fettuccine com Ragu de cogumelos frescos (Paris, Shitake e Shimeji) ao molho de vinho branco + Panna Cotta com coulis de frutas vermelhas de sobremesa. Ah, e ainda vem uma vela de capim limão da Figa, pra dar o clima.

Pedidos podem ser feitos pelo zapzap (bombante) 21 99261-6235 ou por DM do Instagram.

Comentários