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Muito prazer, Pano

Fotos:
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Texto: RIOetc

[Francesca Leta]

Se você procurar a palavra pano no dicionário vai encontrar várias definições diferentes. E era exatamente isso que a Tatiana Ribeiro queria para o nome de sua marca. “Pano é tudo e também não é nada”.

A Tati é formada em comunicação, mas a veia do design sempre esteve dentro dela. “Meu pai é designer e eu me vi inclinada para esse lado”, conta Tati, que desenha desde pequena. “Comecei a montar as padronagens, mas sentia falta de ver elas impressas em diferentes superfícies, já estava saturada do papel.” Foi assim que surgiu a Pano, como uma forma de colocar as estampas para andar por aí.

Os desenhos são todos manuais, feitos ou com aquarela, ou com uma canetinha especial chamada Copic. “Tento fugir do automático, do mecânico. Gosto de fazer tudo do inicio e ver o desenho tomando forma”, explica Tati, enquanto mostra as ilustrações. As inspirações para seus desenhos vêm de dentro: sem modismo e sem coleções. “As frutas, os animais e as plantas são minha maior referência, mas não tento chegar ao desenho perfeito. Meu traço é mais descompromissado, do meu jeito”, conta Tati, que na hora de escolher as cores de fundo chama toda a família para ajudar.

As estampas são o diferencial da Pano. Mesmo que um desenho já seja corriqueiro, como o de abacaxi, ela coloca em tamanhos enormes e o pano já fica com uma nova cara. É difícil escolher uma preferida, mas a de lagostas, a de goiaba, a de concha e a de onça moram no meu coração.

A parte mais legal de ter um Pano em casa é a hora de decidir como usar. Pode ser como a Tati está nas fotos, um pareô (dois nós e um alfinete!), turbante, lenço no pescoço, blusa, kimono, canga e até pano de mesa. Enfim, você pode usar da maneira que preferir. A Tati costuma vender por pedidos on-line ou em feiras. E a novidade é que daqui a pouco a estampa de goiaba vai se tornar um maiô, em parceria com a marca Swimwear.

Fotos: Juliana Rocha

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