Ir para conteúdo

Muito Prazer, Oficina MUDA

Fotos: Oficina MUDA
|
Texto: RIOetc

@oficinamuda

“TODA MUDA, MUDA O MUNDO!” Esse é o lema da  Oficina MUDA, que inaugurou sua primeira loja conceito na Praça São Salvador, em Laranjeiras. A oficina surgiu em forma de desejo, desejo de mudar o cenário da moda e influenciar o comportamento de marcas e de seus consumidores. A finalidade? Reduzir os impactos ambientais do setor de vestuário.

 

Larissa Greven é a fundadora e idealizadora da Oficina. A carioca é formada em Direito, mas sempre sonhou em trabalhar com moda. Aos 18 anos, montou seu primeiro negócio: uma confecção de roupa em Botafogo. Morou por 5 anos em São Paulo, onde teve a oportunidade de se aprofundar no conceito de brechó. Retornando para o Rio de Janeiro, inaugurou a Oficina Chic & Hippie, que nasceu em Copacabana, em 2015. O projeto inicial era de um bazar brechó. E foi com uma parceria com a FARM que o projeto começou a ganhar corpo. A marca carioca comprava as peças no intuito de consertar, customizar e revender, e foi aos poucos que novas marcas foram se interessando por essa lógica.A pequena oficina começou a crescer e foi então que veio a ideia de criar uma casa de sustentabilidade e upcycling: a Oficina MUDA.

 

A oficina trabalha com upcycling e, desde que começou a trabalhar com sobras e descartes das marcas parceiras, o projeto já originou 45 mil peças, o equivalente a 12 toneladas aproximadamente. “A ideia é ressignificar o resíduo têxtil, até então considerado lixo, e reinterpretar os produtos ditos inúteis, de maneira sustentável e inovadora. Damos um novo ciclo de vida a um material que seria jogado fora. Não somente vestuário, mas todo tipo de acessório e matéria-prima não absorvidos completamente no processo produtivo e comercial das marcas”, explica a sócia e fundadora da Oficina MUDA.

 

Atualmente, o negócio conta com diversos parceiros, como a FARM, VIX, FYI, DRESS TO e MARIA FILÓ. Além da casa conceito em Laranjeiras, a Oficina MUDA conta também com uma loja em Copacabana e, até final do ano, abrirá uma nova unidade no bairro da Tijuca.

Comentários