Ir para conteúdo

Muito prazer, L.Ô.H

Fotos: Tiago Petrik
|
Texto: RIOetc

A campista Mary Monteiro sempre gostou de desenhar, mesmo vindo de uma família sem muitos recursos para comprar materiais. Pequena, pegava carvão do fogão de casa e fazia suas artes em qualquer papel que encontrasse. Veio morar no Rio aos 11 anos, adotada por sua mãe, uma estilista. Passos que ela seguiria apenas depois de aposentada – formou-se contadora e exerceu essa profissão até 2015, quando criou a L.Ô.H, marca que acaba de desembarcar na loja do RIOetc.

Ela chega trazendo peças artesanais feitas com tecido e crochê. Confeccionadas apenas por mulheres (incríveis), que produzem cada uma com amor e carinho. As colaboradoras (atualmente são cinco) assinam as tags da marca, mostrando exatamente quem fez o trabalho.

Embora tenha demorado para realizar, o sonho de ser estilista sempre a acompanhou. “Sempre jurei para minha mãe que faria moda um dia”, conta. Logo antes de se aposentar, decidiu seguir sua paixão e cursou o Instituto Zuzu Angel. Ao se aposentar, já era formada em duas faculdades. Assim que terminou o curso, ficou um pouco decepcionada com a indústria que admirou e amou por tanto tempo, e decidiu trabalhar como voluntária na Pipa Social – ONG que também está na nossa loja. Como coordenadora de moda, trabalhava com as artesãs e sentiu ali que estava fazendo a coisa certa, um trabalho gratificante. Depois de seis meses, conheceu ali a Sandra Portela, uma artesã que virou sua grande amiga e a inspirou na criação da Lamarôh – o nome “oficial”da L.Ô.H (sabe quando o apelido vira nome?). Ao deixar a Pipa, decidiu seguir nessa linha e criou a marca, que também dá trabalho a quem precisa.

Na L.Ô.H, é tudo artesanal, pequeno e em família. Além de estilista, a dona da marca também modela, recorta, costura e administra. Mesmo com tudo isso, ela ainda tem tempo de tirar inspirações do oriente. Seus musos são os estilistas japoneses, que sempre criam peças  simples, bem acabadas, leves, assim com as suas. Mary não divide seus lançamentos em coleções, seus lançamentos são mais orgânicos, de pouco em pouco, mas sempre seguindo as tendências. Em geral, as roupas usam cinza, branco, bege ou preto.

Nossa nova artista já realizou sua grande paixão, mas ainda tem um grande sonho, de que sua equipe seja toda formada por pessoas que estejam procurando se reinserir na sociedade.

Curtiu a história da Mary e da L.Ô.H? Pra prestigiar pessoalmente, anota aí: nossa loja fica no Largo dos Leões, 81 C, Humaitá.

Comentários