Ir para conteúdo

Muito prazer, Duto

Fotos:
|
Texto: RIOetc

[Francesca Leta]

Você já deve ter percebido que a cidade está caminhando para tornar-se mais integrada – ou pelo menos tem gente bem empenhada em colocar a mão na massa pra isso acontecer. Hoje, existem vários movimentos que fazem com que a distância entre os bairros diminua e haja troca de experiências, culturas etc. Um desses movimentos é o Duto: um selo, uma produtora de conteúdo e musical e um espaço de convivência.

Do lado de uma pastelaria chinesa, em frente ao viaduto, no número 237 da rua Carvalho de Souza, em Madureira, fica o rooftop da Duto. O espaço foi inaugurado em outubro de 2015 e contou o trabalho do design da Danielle Herdy para ambientação – obras de arte, grafite, bar, um estúdio de música de alta tecnologia: tudo isso compõe o terraço. A ideia surgiu em 2009 pelo artista Marcelo Dughettu, nascido em Guadalupe, que sempre buscou a integração na cidade. “A possibilidade de conectar é demais. Agora, com acessos mais democráticos, o BRT por exemplo, temos que aproveitar”, conta Marcelo, que foi velocista por 10 anos, publicitário na Redbull, morou fora e agora está focado no Duto e em seu trabalho artístico.

Quando voltou da temporada nos Estados Unidos, Dughettu se viu em um momento de ebulição. “Percebi que o pessoal da Zona Norte estava tendo mais acesso ao entretenimento, ao consumo… Era uma oportunidade”, lembra Marcelo, que acredita que para enfrentar a realidade precisamos aceitar, é assim que as mudanças acontecem.

O Duto, além de promover eventos – como o “Verão nu Roof”– é uma espécie de incubadora para jovens artistas. Lá acontece o Ghettu Music Camp, um direcionamento para a galera da cena musical se reinserir no mercado. “Aqui em Madureira tem a CUFA, o Baile Charme e, agora, o Duto. Somos criativos, conversamos com os artistas, pensamos na estética, fazemos de tudo para ser autênticos”, explica Marcelo, que afirma que ser contemporâneo é ser autêntico no que você se propõe a fazer.

Nas palavras do Marcelo: “O rooftop do Duto é um lugar improvável da cidade possível”. E é mesmo, toda essa galera aí das fotos não deixa mentir. Cada um tem sua participação no dia-a-dia da produtora: Géssica Justino, Marcão Baixada, Marcius Victoriano, Du Brown, LN, Ramonzin e Kátia Oliveira. A Duto é uma comunidade. Tudo começa a partir da música é ela que une todo mundo, mas vai além dela também. Se você ficou curioso, fica de olho na página deles e dá uma olhada nesse clipe aqui – que dá até pra ver um pouquinho mais do rooftop.

Fotos: Juliana Rocha

_DSC6272 cópia_DSC6256 cópia_DSC6249 cópia

_DSC6245 cópia_DSC6166 cópia _DSC6180 cópia _DSC6186 cópia _DSC6199 cópia _DSC6230 cópia _DSC6235 cópia _DSC6236 cópia

Comentários