Ir para conteúdo

Muito prazer, Don Baobah

Fotos: Felipe Haua
|
Texto: RIOetc

No mês de novembro, o RIOetc resgata uma ação feita no ano passado, que diante do contexto político que enfrentamos, faz ainda mais sentido. Está de volta o Novembro Negro, um especial para lotar as nossas editorias de histórias, iniciativas e looks de gente que merece ser ouvida. Além de bom conteúdo, a gente constrói bons contatos e amplia nossa visão de cidade. Na sessão Muito Prazer, é com muito orgulho que apresentamos e somamos ao nosso time a Don Baobah, marca slow fashion de camisetas feitas e estampadas à mão:

Na maioria das vezes, a criatividade surge da necessidade. Do alto de seus 2,10 m de altura, o Rafael Lima sempre teve aversão à camisas sociais: “Nunca encontrei a camisa perfeita. Se a manga não ficava pescando, o ombro ficava muito largo e a costura saía do lugar”, explica o designer. Hoje, à frente da Don Baobah, ele relembra o intercâmbio que fez para Berlim, onde havia demanda para os “braços extras”, uma vez que a média de altura costuma ser maior que a dos brasileiros.

De volta às nossas terras, e já com outra opinião sobre as camisas, o Rafa decidiu que daria o próprio jeito: costurando as próprias peças. “Eu comecei assim, procurei no Youtube: ‘Como costurar uma camisa social’, e comprei uma máquina pequenininha na OLX. É claro que deu errado”, ri. Apesar de toda a didática da rede social, foi só depois que ele contratou a Dona Ivonete, costureira, que aprendeu direitinho os truques para fazer a primeira peça oficial da Don Baobah, que serviu para vestir o Don Rafael, mesmo.

Não demorou muito para que as camisas ganhassem o gosto do Don Felipe, Don Tiago, Don Jorge e por aí vai… “Don”, aliás, é o pronome de tratamento que recebem os clientes da marca, que segundo o Rafa, merecem ser tratados com a mesma nobreza que são tratadas as peças. E Baobah? Vem da árvore africana Baobá, de tronco grosso e grande, que se fosse uma pessoa, certamente teria os mesmos problemas para se vestir que o Rafael. Quem quiser conhecer as estampas exclusivas do designer, é só passar no novo endereço da marca: Largo dos Leões, 81C. Captou onde é?

Comentários