Ir para conteúdo

Muito prazer, Calma SP

Fotos: Tiago Petrik
|
Texto: RIOetc

Vestir uma roupa da Calma São Paulo é ter a certeza de receber pelo menos um elogio por dia. Juro, por experiência própria. Já o segredo por trás das peças exclusivas, feitas à mão pela designer Kelly Kim, é justamente o princípio que dá nome à marca: fazer com amor e… calma! Há mais de 20 anos na indústria da Moda, imersa em áreas de modelo a modelista, a designer encontrou na sustentabilidade uma inovação, não só no modo de produção, como de styling da marca.

Desde o primeiro contato com as confecções, quando foi manequim de biquíni aos 10 anos, a costura passou a fazer parte do cotidiano da Kelly. No SENAI CETIQT, em São Paulo, ela deu seus primeiros pontos nos cursos técnicos, e, aos 20 anos, já estagiando em fábricas como a Nike, decidiu cursar Design de Moda na FMU para absorver mais sobre o universo cultural, do cinema às artes plásticas.

Com o passar dos anos, quanto mais se aproximava das áreas de estilo e criação, menos colocava a mão na massa. Até que, depois de partir com o atual marido e sócio Adrien Gingold em uma viagem para a Ásia, a vida profissional deu uma guinada quase tão brusca quanto uma viagem para o outro lado da Terra. Nos tempos livres, entre um passeio de ônibus e outro, a Kelly mergulhou nos e-books sobre sustentabilidade e voltou para o Brasil com uma nova meta: confeccionar com propósito.

“A gente chegou em uma cooperativa de mulheres, no norte do Vietnã, e fomos convidados a trabalhar voluntariamente. Elas fazem roupa a partir do cânhamo, que elas mesmas plantam, fazem o tecido e depois a peça pronta. A minha proposta, foi montar peças inteiras para para aproveitar 100% a largura do tecido, que é tão nobre, aí fiz modelagens meio origami.  Quando eu me enxerguei fazendo o que eu tinha me apaixonado, fiquei muito surpresa porque lá eles não tinham nem tesoura direito, papel de modelagem, me dei conta de que eu amava fazer roupa”, explica a designer. 

Desde junho oficialmente aberta, e agora com seu primeiro ponto de venda fora de São Paulo, aqui mesmo, na loja do RIOetc, a Calma traz às araras jaquetas feitas com lenços garimpados pela própria Kelly, além de shorts, maiôs e pochetes, que estão prestes a lotar nossa loja durante o horário de verão.

Comentários