Ir para conteúdo

Muito prazer, Caíques

Fotos: Tiago Petrik
|
Texto: RIOetc

Um ofício que passou de sogro para genro, e de pai para filhas. Caíque, quem dá nome à mais nova marca de sapatos da RIOetc, a loja, é o elo que conecta a tradição familiar. Em Lumiar, ele começou um pequeno ateliê de sapatos, que hoje calça mais gente do que poderia imaginar, sem deixar de lado a produção artesanal. “Cada colaborador que trabalha com a gente é capacitado do zero. É um trabalho árduo, porque nosso trabalho é feito 100% por pessoas, sem nenhuma máquina, mas é muito bonito”, conta Iasmine, uma das filhas responsável pela marca.

Além de irem contra a corrente da produção em massa, os Caíques têm outro diferencial: são feitos de materiais alternativos, como resíduos de couro descartado dos curtumes que fornecem para grandes fábricas e solas feitas de borracha de pneus de aviões. A escolha pelo couro, explica a “herdeira”, chega a ser mais sustentável do que as versões “ecológicas”, já que o material vence em questões de durabilidade, conforto e performance. A borracha dos pneus, por sua vez, é uma matéria-prima extremamente flexível. Pode testar, dá para dobrar um Caíque de ponta a outra, sem danificar a sola!

Os próximos passos? “Colocar os Caíques nos pés de muita gente pra mostrar um pouquinho da nossa arte, o que a gente gosta de fazer. Seja em questão de design, de ponto de vista… Essa simplicidade foi um dos maiores ensinamentos que ele pôde nos passar e transmite até hoje”. Quem quiser se sentir mais pertinho de Lumiar, pode passar nas nossas lojas físicas ou online e conferir os modelos de Caíques! A gente adora uma visita, tá?

Comentários