Z42: um lugar para respirar arte
[Francesca Leta]
O Cosme Velho é um bairro que encanta. Suas ruas estreitas e arborizadas, o improvável Largo do Boticário e o próprio nome “Cosme Velho”, instiga a imaginação. É em uma dessas ruas que fica a Z42 Arte. Uma casa dos anos 30 em que seis artistas, uma editora e um colecionador estão ocupando e transformando em um pólo de arte.
É estonteante, tem espaços amplos, área aberta e até uma cúpula. Quem guiou nossa visita foi a artista multimídia Talitha Rossi, que chegou na casa em janeiro. “A ideia é que seja um espaço de interação entre os artistas e o público. Queremos trazer workshops, palestras e exposições aqui pra dentro”, conta.
Cada um dos seis artistas tem seu próprio ateliê. “O mais bacana é que o público veja as exposições no primeiro andar e depois suba e entre nos ateliês. É o microcosmo de cada artista”, explica Katia Wille, artista que já falamos por aqui. Por ter grande personalidade arquitetônica, a casa está passando por reformas para que as salas de exposições sejam mais neutras e possa, assim, receber diversos segmentos e esferas artística.
Um dos artistas mais antigos da casa, Jorge Barata, ocupava antes a garagem e se mudou para uma sala mais arejada no segundo andar. “É ótimo trabalhar aqui, ainda mais agora que tenho um banheiro e uma janela só meus”, brinca Jorge. Junto com ele, há quase 3 anos, Maria Lucia Fontainha, também instalou seu ateliê lá. “O gostoso daqui é a troca. Tomar um café e conversar sobre como a arte nos engrandece”, conta. Ocupando o sótão está Rona Neves, um artista que permeia entre a poesia e a pintura. Sergio Mauricio Manon, a editora da Revista Santa e as obras de colecionador, também ocupam espaços na casa.
A galeria é feita do gás e no suor. O objetivo maior é fazer exposições dos residentes e também trazer artistas de fora. É um projeto crescente, o primeiro passo é inaugurar a sala de artes, depois o auditório de workshops e mais pra frente um bistrô na área aberta. Para conhecer esse espaço é só entrar em contato aqui e marcar uma visita.
Comentários