Ir para conteúdo

Teste: qual o melhor shake de Ovomaltine?

Fotos:
|
Texto: RIOetc

_DSC8932ok

[Tiago Petrik] Texto e foto

Desde que o The New York Times esculachou o Biscoito Globo não nos víamos metidos numa polêmica culinária tão grande: esta semana, o McDonald’s levou do Bob’s o clássico milk-shake de Ovomaltine.

Na verdade, o gigante americano assinou um contrato para usar o nome Ovomaltine com exclusividade – o Bob’s continua vendendo o item, em seu cardápio desde os anos 50 do século passado, mas não pode mais escancarar o nome da marca (agora ele é chamado de “crocante”). E pra diminuir ainda mais a celeuma, outra verdade é que o McDonald’s também já comercializava o copinho desde 2009 – “um mix de baunilha, calda de chocolate, leite e os inconfundíveis flocos crocantes de Ovomaltine”.

Mas aí você se pergunta: mudou o quê? De fato, nada. E como as duas opções estão disponíveis, resolvemos fazer uma degustação das duas iguarias nesta quinta-feira de inverno carioca em que os termômetros chegaram a 31 graus.

Qual é o melhor?

Bom, gosto não se discute. Mas vamos à apuração:

O milk-shake do Bob’s é mais encorpado que o do rival, enquanto o concorrente é mais leitoso. 1 a 0.

Sente-se mais presente o gosto do extrato de malte de cevada, ovos, leite integral, vitaminas e sais minerais (esta é a composição do Ovomaltine, criado na Suíça há 112 anos) no do Bob’s, e o do McDonald’s parece (ainda) mais doce. 2 a 0 pro tradicional.

Os flocos, no do McDonald’s, são mais triturados, de forma que o “crocante” do Bob’s não é apenas um nome, mas uma característica. 3 a 0.

Na aparência, o do McDonald’s é mais claro, e na hora do preparo a atendente espalha no copo uma camada de calda de chocolate. Vai levar um pontinho pela tentativa de capricho. 3 a 1.

O preço do McDonald’s é melhor: o menor copo disponível (400ml) sai a R$ 9; no Bob’s, o copinho de 300ml custa R$ 10 (o mililitro do McDonald’s, portanto, é 32,5% mais barato). 3 a 2.

Segundo seu site, o milk-shake do McDonald’s tem 334 calorias (não fala especificamente do de Ovomaltine, nem a porção a que se refere);  o site do Bob’s diz que a porção de 700ml tem 852 calorias, o que dá 365 calorias para o copo de 300ml. 3 a 3.

Pra não ficar em cima do muro e desempatar, fico com o do Bob’s, se algum dia tiver aquela larica monstra.

Também não tá podendo? Então faça como eu, e fique com o biscoito Globo – segundo o Google Tradutor em sua campanha olímpica, “a carioquice em forma de lanche” – e suas míseras 120 calorias por pacote, doce ou salgado. E deixe os shakes para o jornalista do NYT. ;)

Comentários