RIOetc entrevista Pavão
[Carolina Tardin]
Já ouvi dizer sobre como a beleza do design está na capacidade dele de ser e estar em todas as coisas. Esse caráter interdisciplinar é o que encanta e motiva os alunos da Esdi a promover mais uma edição do Pavão – um encontro de design, arte e cultura que existe há 20 anos.
Por trás de uma fachada cinza que passa despercebida dada a exibição pomposa dos Arcos da Lapa, fica o espaço tão afetuosamente ocupado pelos alunos. Segundo eles, a liberdade que é dada pela Uerj para realizar atividades criativas no ambiente é fundamental para manter a faculdade ativa – sempre inovando, sempre criando oportunidades.
A diversidade é o mais importante pra fazer o Pavão acontecer. Cada um dentro da escola tem um gosto diferente – tem a galera que curte tipografia, a outra ilustração, animação, design focado em empreendedorismo e assim vai. Dessa forma, abraçando a pluralidade que ali existe, o conhecimento é trocado de aluno pra aluno. O Pavão é um reflexo da faculdade, que oferece um aprendizado bastante generalista.
O tema “Troca de Trocas” sintetiza a essência do que acontece ali – cada um sabe muito de um tanto e então, por que não trocar? A ideia de “ensinar o que eu sei pro outro” gera efervescência de conhecimento dentro e fora da sala de aula. Além disso, o evento promove o encontro com outras faculdades da cidade. Quebrar a barreira entre as escolas de design deixa a experiência enriquecedora.
São mesas redondas, exposições, oficinas e mostras de curtas que começam hoje e fazem parte da programação da Semana Design Rio e do Circuito do Rio Antigo. Hoje mais cedo já rolou um bate-papo com alguns coletivos da cidade (como Norte Comum, Casa Nuvem e Coletivo Trama).
E pra quem ficou empolgado, como eu, pra participar de tudo isso, vem ver a programação que eles bolaram pros próximos dias (e até lá!):
Quinta, 05.11
– Exposição das 9h às 22h
– Oficinas ao longo do dia
– Mesa Redonda: (Co)Design e Antropologia: diálogos entre Brasil e Dinamarca com Barbara Szaniecki, Joachim Halse, Raquel Gomes Noronha, Sissel Olander, Zoy Anastassakis às 18h30.
Sexta, 06.11
– Exposição das 9h às 22h
– Feira Independente das 15h às 22h
– Oficinas ao longo do dia
– Mesa Redonda: Publicações Independentes com o pessoal da Pipoca Press, Risotrip, Bendita Gambiarra e Beleléu às 18:30h
– Clackesdi: mostra de curtas às 20h
Sábado, 07.11
– Exposição das 9h às 22h
– Feira Independente das 9h às 17h
– Oficinas ao longo do dia
– Pique Ilustra: encontro de ilustração durante o dia
– Festa de encerramento às 22h
Comentários