Ir para conteúdo

Agenda de museus – 25 a 30 de setembro

Fotos:
|
Texto: RIOetc

Semana agitada para os amantes de arte! Anota na agenda: na quinta-feira começa a ArtRio, feira que valoriza o trabalho de novos artistas através de uma seleção entre as principais galerias do país e do mundo. Para esquentar, o evento promove a CIGA- Circuito Integrado de Galerias de Arte, até o dia 25 de setembro, quando galerias cariocas abrem suas portas para vernissages, conversas com artistas, curadores e visitas guiadas:

Terça-feira, 25.09

– Parte do roteiro do CIGA, a Pinakotheke Cultural inaugura a exposição “Flávio-Shiró”, com pinturas, desenhos e fotografias, além de objetos pessoais em comemoração aos 90 anos do artista. A entrada é gratuita e de segunda a sexta, o espaço funciona de 10h às 18h. Aos sábados, o horário de funcionamento é de 10h às 16h.

– Por sua vez, a Galeria de Arte Ipanema traz a mostra “Alfredo Volpi e Ione Saldanha: o frescor da luminosidade”, que homenageia os trinta anos de morte do artista e reúne algumas de suas obras em diálogo com outros trabalhos de Ione Saldanha. A casa fica de portas abertas de 10h às 19h.

– Para quem gosta de se aprofundar na sétima arte, o MAM Rio oferece um curso livre e gratuito sobre a interseção entre filosofia e cinema a partir da obra Deleuze, Artaud e Dreyer. As aulas acontecem todas as teças, durante 6 semanas, às 18h30 na Cinemateca do MAM.

Quarta-feira, 26.09

– Nas “Quartas Concertantes“, o Museu Villa-Lobos recebe atrações musicais. No dia 26, o convidado é Clayton Vetromilla, professor no Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, junto de seu violão. A entrada custa R$ 1 e a música começa a partir de 14h.

Quinta-feira, 27.09

– Quinta é dia de gratuidade no MAM! Para aproveitar a visita, não deixe de passar nos jardins e pilotis do museu, onde estarão as recém-inauguradas instalações interativas de Cesar Oiticica Filho: “Caixa de Dança 1.0”, “Caixa de Dança 5.0” e “É Tudo Verdade”, em parceria com o artista Carlo Cirenza, que estimulam os passantes a participarem das obras.

– A partir de quinta, a Marina da Glória se transforma na ArtRio, feira com oito programas que reúnem exposições das artes plásticas à musica, de 27 a 30 de setembro, de 13h às 21h.

Sexta-feira, 28.09

– No Parque Lage, a artista Anna Bellla Geiger exibe importantes vídeos, fotografias, gravuras e serigrafias da década de 70 que circulam em torno das ideias de centro e margem, partindo da história e geografia brasileiras até chegar à superfície lunar. A mostra ocupa três locais do parque e tem entrada gratuita.

Domingo, 30.09

– Domingo é dia de sessão de cúpula no Planetário do Rio! Nesta semana, você é convidado a reconhecer o sistema solar, a partir das 17h, com ingressos à venda neste site.

 

Comentários