Ir para conteúdo

Agenda – 22 a 28 de fevereiro

Fotos: Imagem da exposição dos vencedores do Prix Photo Web 2017, em cartaz na Aliança Francesa Botafogo
|
Texto: RIOetc

Quinta-feira, 22.02

– Começa hoje, em formato pop up, a Bráz Elletrica. Sucesso há 7 meses em São Paulo e pela primeira vez no Rio, a “caçula” da pizzaria Bráz é uma combinação das pizzas tradicionais do grupo com o DNA do Brooklyn Nova-Iorquino. A Elettrica nasceu com espírito livre do garfo e faca; ao som independente do Indie, com a liberdade inerente dos jovens e as pizzas chegando às mãos dos clientes em discos individuais, com massa super leve, direto do forno elétrico napolitano. Vai ficar na pizzaria da Barra até o dia 25 (domingo) e volta no dia 1 a 4 de março. Av. Érico Veríssimo, 46, Barra da Tijuca. Aparece lá que tá bom demais!

– A Galeria Aliança Francesa Botafogo abre hoje, às 19h, a exposição dos vencedores do Prix Photo Web 2017. O público poderá ver de perto as duas séries ganhadoras da edição que teve como tema “família(s)”. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada até dia 22 de abril. Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo.

Sexta-feira, 23.02

– Hoje tem Samba que elas Querem no Instituto Cultural Ruínas, Praça Tiradentes. Pra comemorar os aniversários das integrantes piscianas Bárbara Fernandes e Mariana Solis, a roda convida Gloria Bomfim e a festa VRAU para os intervalo. Êta evento bom!

– Ainda em ritmo de carnaval, regado a muita purpurina, o Freeda Baile – Ressaca de carnaval rola hoje no espaço Boca, também na Praça Tiradentes ;)

Sábado, 24.02

– A EAV promove o Levante Queremos Queer, que vai ocupar o Parque Lage a partir das 10h. Será um ‘viradão’ da diversidade com debates, performances, grupos de cultura popular e bateria da Mangueira para impulsionar a vinda da exposição Queermuseu. Ao todo serão doze horas de programação gratuita e ininterrupta, que deve acontecer simultaneamente no jardim do chafariz, no palacete e na oca, que receberá artistas performáticos. Apenas imperdível!

– O Barthodomeu, em Ipanema, recebe a festa Especial 80. A noite fica por conta de César Guerreiro e banda que apresentam um repertório dos melhores hits da década de 80. O show traz clássicos como Legião Urbana, Barão Vermelho, Cazuza, RPM, Paralamas do sucesso e muitos outros. A festa acontece a partir das 21h com couvert artístico de R$25. Rua Maria Quitéria, 46, Ipanema.

Domingo, 25.02

– Após sucesso do Thriller Sinfônico (isso mesmo que você tá imaginando: a música clássica do Michael Jackson à la violinos), a Orquestra Petrobras Sinfônica realiza uma sessão única no Vivo Rio. Hoje às 16h e os ingressos você encontra aqui.

– A Companhia Ensaio Aberto completa 25 anos e, para comemorar, lança o Ano Marx, uma extensa programação homenageando Karl Marx. Iniciando as comemorações, a Companhia volta a falar da República dos Excluídos, revisitando o primeiro texto que montou. Baseado no diário de Lima Barreto, na época que esteve internado em um hospício, a peça Estação Terminal estreia nova temporada hoje (e vai até 23 de abril) no Armazém da Utopia. Horário: Domingos e Segundas às 19h. Local: Armazém da Utopia – Orla Conde, Armazém 6, Cais do Porto

Segunda-feira, 26.02

– A Mostra de Cinema John Akomfrah – Espectros da Diáspora começou dia 14/02 no CCBB, logo depois do carnaval. John Akomfrah é um celebrado diretor ganês-britânico que aborda temas como tensão racial, identidade, estética negra, preconceito e tratamento de classe. A mostra inclui filmes sobre Malcom X, Martin Luther King, Stuart Hall, movimento black power britânico e imigração, além de debate e aula magna com o historiador de arte Kobena Mercer. A programação você encontra no link. Aproveita que é gratuito e só vai até dia 05/03.

Terça-feira, 27.02

– Últimas semanas para conferir a exposição Dorminhocos na Caixa Cultural RJ. A mostra reúne uma série de 145 imagens de autoria do fotógrafo e antropólogo francês Pierre Verger que, com seu olhar característico, retratou diferentes pessoas descansando em lugares públicos. São momentos registrados em países como Argentina, Peru, Congo, China, Polinésia Francesa, Guatemala e México.

Quarta-feira, 28.02

– Que tal aproveitar a quarta para ir ao IMS? A exposição Rio Utópico está em cartaz e faz um mapeamento fotográfico espontâneo de comunidades do Rio de Janeiro cujos nomes sugerem uma situação utópica. A mostra é composta de um grande mapa da cidade ampliado no chão da sala, com grupos de fotografias de cada localidade reunidos nas paredes. Para montar a exposição, a artista trabalhou com jovens moradores dessas comunidades, que foram orientados a fotografar e pesquisar o local onde vivem. A colaboração dos jovens é o ponto de partida da exposição, que envolve uma convocatória aberta para que qualquer frequentador das comunidades do Rio de Janeiro envie imagens. Vale a pena conferir!

Cursos:

– Dia 24 de fevereiro será realizada uma edição especial do popular curso Redes Sociais para Jornalistas no Rio de Janeiro. O curso é ministrado por Kellen Moraes (Digital Strategist da Revista Piauí) e desembarca no Rio para ajudar jornalistas e profissionais de comunicação a entender como utilizar as redes sociais a seu favor e compreender o potencial desse tipo de mídia em grandes coberturas. As aulas ocorrem nos dias 24 de fevereiro, das 9h30 às 18h30. O local do curso é o Nex Coworking, localizado na Ladeira da Glória, 26 – Bloco 03, Glória – Rio de Janeiro. Inscrições aqui!

– Curso “Da estética à ética: moda, consumo e engajamento social”. De 08 de março a 19 de abril, no Centro Cultural da Justiça Federal, no centro do Rio. As inscrições estão abertas!  Quem se interessar, entre em contato pelo email [email protected]. Para mais detalhes aqui.

Comentários