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Nossa história

O RIOetc é um site de estilo de vida que retrata e exalta o jeito de se viver na Cidade Maravilhosa. Foi criado em novembro de 2007, pela consultora de moda Renata Abranchs e pelo jornalista Tiago Petrik.

O Rio vivia um momento de baixa autoestima, e o nosso objetivo era enaltecer sua cidade através de seus habitantes e de sua capacidade criativa. E retratando inspirações, criar uma imagem positiva, colorida e solar da Cidade Maravilhosa.

Para isso, pegamos emprestado da obra referencial do cronista João do Rio (1881-1921) a tagline “A alma encantadora das ruas”. Mas ao contrário do escritor, que flanava também pelo submundo carioca na virada do século 20, a gente decidiu que nossa missão editorial era exibir apenas um retrato otimista da cidade. À moda de rua somaram-se colunas que ajudam a explicar o estilo de vida local: passamos a falar de arte urbana, gastronomia, música, decoração etc.

Em dez anos de trabalho, foram mais de 15 mil personagens retratados, não apenas no Rio, como em cidades de outros 15 países visitados por nós. Afinal, é assim que se descobre o que nos faz diferentes.

Aos poucos, o RIOetc se tornou um prestador de serviços, oferecendo essa percepção da cidade. Além de conteúdo sob medida para dezenas de marcas, das mais diversas áreas, já lançamos sete livros, além de uma revista.

Nossa equipe

Serviços

Zunzunzum

Cobertura fotográfica de eventos – Uma equipe do RIOetc fotografa personagens/produtos/detalhes e capta informações do evento, e depois conta pra todo mundo como foi. As fotos se transformam em um post no site, e podem ser utilizadas por sua empresa também para divulgação em suas mídias sociais ou para a imprensa. A gente também divulga nas nossas redes sociais.

Workshop/Palestras

Streetstyle ou Coolhunting Cursos rápidos onde decodificamos regras, apresentamos um breve histórico sobre a moda das ruas, damos dicas de como treinar o olhar para identificar as tendências que as ruas sinalizam + dicas de fotografia e edição.

Produção de conteúdo

Somos uma agência de produção de conteúdo que faz sob medida, para sua marca, o que for mais adequado em texto (inclusive edição de livros), fotos e vídeos.

FOTOGRAFIA

Nas ruas, indoor ou em estúdio. Associado ou não a algum outro tipo de conteúdo e com a possibilidade de publicação no RIOetc e em suas redes sociais.

Projetos

Quero, não quero!

Todo fim de ano é aquela história: você vai ganhar e comprar um monte de presente novo de Natal. Seu armário vai encher, as gavetas vão transbordar. Sendo que tem um monte de coisa que você não usa há tempos, e provavelmente nem vai usar. Guardar pra quê? Põe pra jogo!

Pra promover o desapego, a gente lança todo dezembro a campanha “Quero, não quero!”, que se propõe a arrecadar roupas e brinquedos usados (mas em bom estado) pra doação. Certamente vai ter um pé descalço esperando pelo seu sapato velho. ;)

Pra conferir os posts do projeto, é só clicar aqui que habita a cidade, há algumas regras que merecem ser seguidas, assim como comportamentos que devem ser evitados. O guia apresenta de forma charmosa e bem-humorada todas essas situações que podem ser vividas no Rio. Com muito estilo, é claro. São dicas de moda, beleza e lazer para se aproveitar preferencialmente a céu aberto, mas também no lar, doce lar. Gastando muito ou quase nada. Incluindo até crianças e animais de estimação. “A Carioca” conta ainda com trilhas sonoras especiais para acompanhar a leitura e atualizações semanais para o seu celular, através do aplicativo mantido em parceria com o GNT. Enfim, tudo o que você precisa para se sentir parte dessa linda paisagem. Posts sobre o livro Nos três últimos anos, a ação foi realizada a partir de doação de malhas da Kalimo. Pra conferir os posts do projeto, é só clicar aqui

Concurso Carioca

Em 2012 E 2013 realizamos o Concurso Anual do Retrato Ideal e Otimista da Carioquice Autêntica (Carioca).

Ao longo de cinco semanas, apresentamos ao público cinco candidatas, que expõem seus perfis à avaliação.

O resultado do concurso – baseado na ferramenta “curtir” do Facebook como voto – é anunciado sempre em 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio. Em 2012, a eleita foi a advogada Anna Feio – linda, ao contrário do que diz o nome; em 2013, a designer e DJ Cecília Papi, a Cix, levou o superprêmio – um combo oferecido por diversos apoiadores – depois de uma intensa disputa.

Pra conferir os posts dos concursos é só clicar nos links: 2012 –  2013  Em novembro de 2011 lançamos o volume 2, com nova seleção de looks, e igualmente saudado com alegria por jornalistas e leitores. As duas edições estão esgotadíssimas. \o/ Nos três últimos anos, a ação foi realizada a partir de doação de malhas da Kalimo. Pra conferir os posts do projeto, é só clicar aqui

LIVRO “A alma encantadora das praias”

Ao longo de nove meses de 2012, percorremos as praias do Arpoador ao Leblon dezenas de vezes, sempre acompanhados de alguém da equipe de Branding da Farm. Com sintonia de olhar, caçamos o que de mais encantador encontramos nas areias cariocas. Em todo o período, foram feitos 30 mil fotogramas de cerca de 300 personagens, detalhes e paisagens.

No mesmo formato dos trabalhos anteriores do RIOetc, o livro foi lançado em fevereiro de 2013, na Casa de Verão Farm.

Pra conferir os posts do projeto, é só clicar aqui que habita a cidade, há algumas regras que merecem ser seguidas, assim como comportamentos que devem ser evitados.

O guia apresenta de forma charmosa e bem-humorada todas essas situações que podem ser vividas no Rio. Com muito estilo, é claro. São dicas de moda, beleza e lazer para se aproveitar preferencialmente a céu aberto, mas também no lar, doce lar. Gastando muito ou quase nada. Incluindo até crianças e animais de estimação. “A Carioca” conta ainda com trilhas sonoras especiais para acompanhar a leitura e atualizações semanais para o seu celular, através do aplicativo mantido em parceria com o GNT. Enfim, tudo o que você precisa para se sentir parte dessa linda paisagem.

Posts sobre o livro Nos três últimos anos, a ação foi realizada a partir de doação de malhas da Kalimo. Pra conferir os posts do projeto, é só clicar aqui

LIVROS RIOetc, volumes 1 e 2

Em novembro de 2010, quando estava completando três anos de vida, o RIOetc lançou sua primeira coletânea de looks.

O trabalho foi recebido com enorme entusiasmo pela imprensa. “Já era hora de o Brasil ter um blog especializado em streetstyle. E o RIOetc não deixa nada a dever aos de fora”, sentenciou a Vogue; “Boa fonte de informação para o carioca wayofdress”, disse a Elle; “Uma moda sem produção ou editora, mas com aquele olho esperto que só tem quem anda na rua”, avaliou Joaquim Ferreira dos Santos na coluna Gente Boa, de O Globo.

O livro esteve à venda até na parisiense Colette. Em novembro de 2011 lançamos o volume 2, com nova seleção de looks, e igualmente saudado com alegria por jornalistas e leitores. As duas edições estão esgotadíssimas. \o/ Nos três últimos anos, a ação foi realizada a partir de doação de malhas da Kalimo. Pra conferir os posts do projeto, é só clicar aqui

A Carioca

“A Carioca – Guia de Estilo para viver a Cidade Maravilhosa”, assinado por Renata Abranchs e Tiago Petrik, é uma compilação de vivências e olhares, deles e das diversas pessoas que participaram dessa investigação informal sobre o jeito de ser e de viver de quem habita a cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa contou com a participação de cerca de 10 mil cariocas, da gema e de adoção, ouvidos desde o lançamento do RIOetc. Outras dezenas de especialistas foram consultadas para refinar as dicas e situações descritas, muitas delas ilustradas com fotografias em formato de Instagram e com o traço inconfundível do cartunista Bruno Drummond.

Segundo o livro, o caminho rumo à verdadeira carioquice não precisa ser longo e tortuoso. Pode – e até deve – ser feito de sandália, de chinelo ou mesmo com os pés na areia. Mas por mais descontraído e despojado que seja o estilo da mulher que habita a cidade, há algumas regras que merecem ser seguidas, assim como comportamentos que devem ser evitados.

O guia apresenta de forma charmosa e bem-humorada todas essas situações que podem ser vividas no Rio. Com muito estilo, é claro. São dicas de moda, beleza e lazer para se aproveitar preferencialmente a céu aberto, mas também no lar, doce lar. Gastando muito ou quase nada. Incluindo até crianças e animais de estimação.

“A Carioca” conta ainda com trilhas sonoras especiais para acompanhar a leitura e atualizações semanais para o seu celular, através do aplicativo mantido em parceria com o GNT. Enfim, tudo o que você precisa para se sentir parte dessa linda paisagem.

COLEÇÃO ENCANTOS MIL

Em 2010, para festejar os 445 anos da Cidade Maravilhosa, criamos a coleção coletiva Encantos Mil. De forma absolutamente inédita, reunimos 16 marcas com a intenção de homenagear o Rio. Parte da venda das camisetas foi revertida para a Escola Livre de Artes do Circo Voador.

A ação passou a fazer parte do nosso calendário, e todo 1º de março voltamos a reunir algumas das mais renomadas marcas cariocas para este “abraço” coletivo. Em 2011, apoiamos o projeto Viva Favela, do Viva Rio; em2012, a ONG Urece, que trabalha com a inclusão de deficientes visuais através do esporte; e em 2013, a Spectaculu, que capacita jovens para trabalhar com cenografia, figurino, beleza, fotografia e produção, entre outras áreas. Em todos os anos, já participaram 24 marcas cariocas.

Nos três últimos anos, a ação foi realizada a partir de doação de malhas da Kalimo.

Junto e Misturado

O Rioetc foi criado em 2007, sob o guarda-sol do Bureau de Estilo, aberto em 1997 pela consultora de moda Renata Abranchs. O Bureau de Estilo é reconhecido por propor soluções para os desafios do mundo da moda, e atende a dezenas de empresas líderes do mercado, em consultorias exclusivas ou através dos Encontros de Moda, palestras e workshops Em consultorias sob medida, o Bureau atua em planejamento e coordenação de coleções, tanto na área de criação como em compras. O resultado é a formatação de um serviço que dispões de todas as ferramentas técnicas para antecipar tendências. O RIOetc é uma das bases de pesquisa.    

Perguntas frequentes