Ir para conteúdo

As histórias e novidades da Pipa Social

Fotos: Tiago Petrik
|
Texto: RIOetc

A gente já apresentou em 2014 o projeto Pipa Social, que busca talentos como artesãos e costureiros nas comunidades do Rio com a proposta de inseri-los no mercado e investir na qualificação profissional. Desta vez, a novidade é que a marca chega na loja do RIOetc, aqui no Largo dos Leões, para se tornar a primeira ONG a fazer parte do nosso time. Nas araras, você encontra uma moda que pensa, através da responsabilidade de dar voz aos artistas dos morros cariocas.

O trabalho funciona assim: todas as quintas-feiras as artesãs se reúnem para trazer os produtos encomendados e mostrar novas ideias. A Gracie, especialista em crochê, já faz parte do que ela chama de “família da Pipa” há muito tempo e tem prazer em participar do projeto: “Eu gosto muito de trabalhar aqui porque aqui nós não prestamos serviços, nem trabalhamos, a gente se doa muito”. Já a Rosemary, que está desde março na iniciativa, enxerga na Pipa uma forma de melhorar a técnica de cada uma das companheiras, já que o processo é feito em clima de colaboração. A artesã, antes dona de casa, se orgulha de ver o próprio produto decolar: “Poxa, o meu trabalho tá viajando! Saber que tem uma pessoa lá fora que vai usar, é bem diferente. Eu to gostando do que tá acontecendo nessa página da minha vida”. 

“Nos dias que eu fico é até triste, porque aqui eu tenho esse monte de coisa e saber que eu posso fazer uma bijouteria… é uma diversão!” conta a Rosa Maria, que depois de ser manicure, dona de casa e até cobradora de ônibus, reencontrou a sua paixão pelas bijouterias que conheceu quando ajudava a mãe nos serviços de empregada doméstica aos oito anos de idade.

Se essas histórias não forem incentivo o suficiente para conhecer os produtos da Pipa, a gente te outro um motivo. No dia 09 de junho, a marca promove uma oficina de cartões bordados em comemoração ao Dia dos Namorados à partir das 10h aqui na loja. Você só precisa levar uma foto com o seu/sua @ e se matricular através deste link , além do pagamento da matrícula de R$ 80. Todas as informações sobre a aula estão no evento do Facebook, que você pode confirmar clicando aqui. Nos vemos lá- ou melhor, aqui :)

Comentários