Ir para conteúdo

Viva a favela e seus encantos!

Fotos:
|
Texto: RIOetc

Foto: Tony Barros

Foto: Walter Mesquita

Fotos: Rodrigues Moura

Em novembro do ano passado, o mundo se chocou com imagens de um Rio de Janeiro em guerra. Em janeiro deste ano, nosso luto passou a ser pelas centenas de mortos na maior tragédia ambiental da história do país.

Nesses dois tristes casos, aparentemente tão distantes entre si, o foco estava sobretudo no alto dos morros.

Há dez anos o projeto Viva Favela dá e amplifica as vozes das comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro, transformando seus moradores em correspondentes – às vezes, de uma guerra particular. Outras, de um desastre. Mas quase sempre, de transformações positivas e criativas que os moradores do “asfalto” nem imaginam.

Há três anos o RIOetc adotou pra si a missão de exaltar a alma encantadora das ruas, o Rio de Janeiro e seus habitantes. Nada mais natural, portanto, do que unir forças com o Viva Favela. Neste momento em que o Rio – a cidade e o Estado – passam por situações tão extremas como as descritas acima, é nossa vontade ampliar as possibilidades de crescimento humano, social, intelectual e financeiro de centenas de “correspondentes” espalhados não apenas pelo Rio, mas pelo país que tem a Cidade Maravilhosa como farol. A gente espera que eles tragam notícias de esperança.

Paralelamente à coleção Encantos Mil, está oficialmente lançado um grande concurso fotográfico, aberto apenas a correspondentes cadastrados no Viva Favela em todo o Brasil. A partir de hoje e até o dia 20 de maio serão aceitas fotos que tenham como tema “os encantos da favela”. Se você é um correspondente do Viva Favela, clique aqui pra ler as regras completas do concurso e poder participar!

As melhores imagens, escolhidas por uma comissão julgadora interna, serão classificadas para um novo julgamento, este a cargo dos leitores do RIOetc e do Viva Favela, a partir do dia 21 de maio.

O público terá um mês para escolher suas preferidas. Depois disso, serão definidos os finalistas do concurso, que terá um júri de notáveis, formado por estilistas das marcas, fotógrafos e jornalistas especializados.

Em 1 de julho – mês em que o Viva Favela festejará seus 10 anos – vamos divulgar o ganhador de um equipamento de fotografia profissional, custeado com parte da arrecadação da coleção Encantos Mil. Obrigatoriamente um correspondente carioca também será premiado (independentemente de onde seja o vencedor geral), com uma bolsa de estudos no Ateliê da Imagem, considerada a melhor escola de fotografia do Rio.

Está dada a largada! Boas fotos!

Comentários