Rio de Janeiro, 08|02|17

_DSC2485OK

[Foto e texto de Tiago Petrik, editor do RIOetc]

.
Comecei a editar o “volume 3″ por volta de novembro de 2015. Em dezembro, antes do recesso, tinha separado mais de 500 imagens, que imprimi pra levar pro fim de ano, em Angra.

De vez em quando caía uma chuva por lá – a foto aí em cima é de um desses momentos. Aí me afastava da galera que dividia a casa e ia para um cantinho fazer minha bagunça. Espalhava tudo pelo chão e começava a fazer os “casamentos” das páginas. Porque no caso dos nossos livros, não basta uma foto ser maravilhosa, ela precisa entrar num contexto, dialogar com o resto.

Algumas das minhas preferidas não entraram na edição final por este motivo. Alguém uma vez disse que “escrever é cortar palavras”. Editar é bem pior, parece que o corte é na sua cara. E editar imagens consegue ser ainda mais doloroso. Mas dá um prazer enorme também.

Depois daquele réveillon de muita chuva, muita água ainda rolou. O processo de edição continuou num ritmo um pouco mais lento, até ser finalizado em outubro. Em novembro ainda mexi em algum texto.

Este livro acumula cinco anos de história, talvez por isso tenha sido tão complexo (entre os dois primeiros volumes passou-se pouco mais de um ano). Para não fugir ao padrão dos demais, e sobretudo por causa de custos, tivemos que fechar com 160 páginas. Mas garanto que ele teria fôlego pra três ou quatro vezes isso, sem diminuição da qualidade.

As fotos que não entraram agora não estão descartadas pra alguma edição futura. Daqui a alguns anos novos, muita chuva e principalmente muito sol.

O lançamento do volume 3 é dia 16/2, na Casa Ipanema (Rua Garcia d’Ávila, 77), a partir das 19h.