Ir para conteúdo

Mães em Movimento: Jade Monte Lima

Fotos: Tiago Petrik
|
Texto: RIOetc

Mães em Movimento: um retrato da nova geração de mães que está redefinindo o estereótipo da maternagem.

Elas transitam entre carreira e vida pessoal, se entendem na sua individualidade e são sinônimos de mobilidade. A Sandálias Ipanema, em co-criação com a Noix e o RIOetc, apresenta Mães em Movimento, projeto que quer retratar as mães que são livres para transitar pelos espaços, prezam pela sua individualidade e reconfiguram o relacionamento entre a maternagem e os outros aspectos da sua vida. Convidamos oito mães para mostrar que ser mãe também é ser livre dos pés à cabeça. Conheça agora Jade Monte Lima (@jademontelima).

De um ano para cá, a vida da Jade deu uma guinada de 180°. Além de ser artista, ilustradora e ceramista, agora ela acumula a função de ser mãe do Gael 100% do tempo. “Tudo mudou dentro de mim: o entendimento do mundo, da relação com os outros, com a minha mãe, com meu parceiro, com os amigos (muitos que nunca mais vi… e outros que se aproximaram). Mudei de corpo, de guarda-roupa, de cabelo, de atitude. Sei lá, transformação total do ser”, conta sobre a experiência de primeira viagem.

Com apenas 24 anos, pode ser enlouquecedor lidar de uma hora para outra com plano de saúde, alimentação, trocar fralda e ainda trabalhar, mas para Jade, é um processo importante para o amadurecimento. O marido brinca que ela é um pouco general, mas ela discorda: “é que a rotina regula o Gael e assim eu consigo me programar pra fazer minhas coisas no dia a dia”. Apesar de nem sempre dar conta de tudo ao mesmo tempo, Jade entende que é normal ficar rodeada de dúvidas. E assim vai seguindo.

Mesmo trabalhando de casa, a ceramista valoriza os momentos sozinha. “Eu gosto de estar sozinha também, por uma questão prática e também de individualidade. Acho importante ser Jade-além-mãe, de braços livres e mente focada”. Aí no fim de semana, a Jade fica grudada no filhote, e não larga nem na hora de dormir.

Comentários