Ir para conteúdo

De mão cheia

Fotos: Wendy Andrade
|
Texto: RIOetc

@flaviaodias

A Flávia é bióloga, mas está trocando a natureza pela cozinha. Na verdade, não é uma troca. “Tenho grande vontade de unir minhas duas paixões e profissões atuando com gastronomia sustentável.” Estudando Gastronomia e trabalhando em uma cozinha italiana, não conseguimos deixar de pedir uma receita especial pros nossos leitores – e pra gente, claro! Lá vai:

Nhoque de abóbora com molho pesto

Para o Nhoque

1kg de abóbora bota ou japonesa

150g  fúba

150g fécula de batata

2 colheres de sopa de azeite

1 ovo

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

Fúba e fécula para modelar

Para o molho pesto

1 xícara de manjericão  ( só as folhas)

1 xícara de azeite

1/3 xícara de castanha do para

Sementes da abóbora

2 dentes de alho

1 xícara de queijo  parmesão

Sal a gosto

Preparação

Para o molho pesto

Lave o manjericão.

Lave e seque bem as sementes. Em uma frigideira torre ligeiramente as sementes.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata, até a mistura ficar homogênea.  Guarde na geladeira em um recipiente fechado.

Para o nhoque

Cortar a abóbora ao meio e retirar as sementes ( guarde as sementes). Embrulhar a abóbora no papel alumínio e levar ao forno a 250 °C por 40 minutos, até que fique macia.

Retire a abobora do forno, separar a polpa da casca. Espremer a polpa da abobora até ue vire um purê e passe na peneira.

Adicionar ao purê de abóbora o ovo, azeite, sal e pimenta. Depois adicionar o fúba e a fécula, até que fique uma consistência firme e lisa.

Faça rolinhos com a massa e corte mais ou menos 2 cm.

Leve uma panela com água no fogo alto. Quando a água ferver adicione os nhoques. Retire da água assim que eles subirem a superfície.  Coloque em um recipiente com fio de azeite.

Em um prato sirva o nhoque com o molho pesto por cima, decore com folhas de manjericão e algumas sementes de abóbora torradas.

Comentários