Ir para conteúdo

Muito prazer, Tissa Berwanger

Fotos:
|
Texto: RIOetc

_DSC7312 ok

Fotos: Tiago Petrik

_DSC7309 ok_DSC7318 ok_DSC7294 ok _DSC7297 ok _DSC7299 ok   _DSC7330 ok _DSC7339 ok

[ Vivian Melchior]

Tem gente que expressa o amor pelo que faz no brilho dos olhos. Assim é Tissa Berwanger, designer de joias. Seu trabalho integra o movimento “Faça você mesmo”, que só vem crescendo no Brasil e busca valorizar o trabalho artesanal e o valor afetivo do artista com sua criação. O trabalho dela é feito à mão, com carinho e dedicação em cada peça.

Depois de graduada em Design de Produto na PUC, Tissa procurou cursos de ourivesaria – sua antiga paixão – para aprimorar e entender melhor sobre a técnica. “Eu queria fazer isso 8 horas por dia, fiquei alucinada! Em pouco tempo de curso já tinha montado minha própria mesa de trabalho, só queria isso”, conta. Mas para ela, ainda era pouco. Para aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos, lá foi ela para Europa, com uma mochila nas costas. Parou na prestigiosa Fundação Rotary Stiftung Zeichenakademie Hanau, em Frankfurt, Alemanha, onde se ensina design de joias desde 1772 (!). E assim, depois de quase 3 anos estudando e praticando ourivesaria, ela voltou para o Brasil como uma profissional de mão cheia.

A Tissa é um exemplo de tenacidade e talento – cada joia produzida é resultado de pelo menos 10 horas de trabalhos diários em que cada etapa é feita por ela mesma, sem nenhuma ajuda ou parte do trabalho delegada a outras mãos. Com motivos geométricos, as peças transmitem uma linguagem minimalista, sóbria e sofisticada (aqui você vê as peças no Instagram, e aqui no Facebook, e quem der play nas setinhas vai ver algumas fotos nossas também).

Tanto empenho rendeu consequências muito bem-vindas: Tissa ganhou, em 2016, um dos prêmios mais reconhecidos por seus pares – o iF Design Award – pela criação de tarraxas  inovadoras. (Cá entre nós, só as mulheres sabem a importância de uma tarraxa como parte essencial e integrante do seu brinco!).

Além de vender sua produção na Loja It Design, no instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, também realiza eventos coletivos de vendas para seus clientes. O próximo, chamado “Edições Especiais”, acontece no início de junho no edifício Águas Férreas, prédio tombado já velho conhecido dos moradores e frequentadores de Laranjeiras. O evento será para convidados, realizado em parceria com a Bossa Social, outra marca querida por nós, preocupada com o trabalho artesanal e com o movimento #feitonoBrasil. Quem perder ainda pode marcar horários na CasaXXVINTE, no Jardim Botânico – aliás, uma joia de lugar.

Comentários