Ir para conteúdo

Muito prazer, Parioca

Fotos: Tiago Petrik
|
Texto: RIOetc

Nem adianta procurar no dicionário. Não estará lá a palavra “parioca”.

Mas ela serve – se é que alguém não sacou de primeira – pra definir aquele francês apaixonado pelo Rio. Pedro Rosman tem vários amigos assim. “São boêmios, charmosos, safados, malandros. Temos tudo isso em comum”, generaliza para explicar. E sempre que os recebia em sua casa, pediam que os apresentassem a uma marca com essência genuinamente carioca. “E o que acontecia é que eu tinha dificuldade de indicar uma marca que fosse divertida como o carioca”, conta.

Em 2015, o administrador Pedro tinha acabado de deixar a Noo, revista eletrônica que ajudou a fundar quatro anos antes, na companhia de Rodrigo Peirão, Hermès Galvão, Flavio Sarahyba, Luli Marcondes Ferraz e Gabriel Mendes. “Passei um ano à deriva, e no fim de 2015 criei a marca. E posso dizer que acima de tudo ela tem humor”, resume. “Nesta era politicamente correta, que é um saco, por que todo mundo tem que achar a mesma coisa, se temos referências tão diferentes? Por isso brincamos com tabus”.

Para dar vida à primeira coleção, batizada “Pornochic”, Pedro convidou a designer Gisela Pecego, amiga de longa data, para ajudar na criação das peças – basicamente, boardshorts com estampas sacaninhas, com modelagem setentista. Um pornô, como diz Pedro, que não é agressivo nem vulgar. A atual coleção, Ânus-luz, segue a mesma linha.

E o que acharam os amigos pariocas? “Eu estava morrendo de medo que se ofendessem, por eu ter pego esse nome. Mas amaram e se identificaram”, diz. E, por mais que tenha nascido no Rio, a marca “tem apetite global”, e já vende em Saint Tropez, na Califórnia e em Mykonos, na Grécia. E agora também no Rio. Mais precisamente na loja do RIOetc. Anota aí: Largo dos Leões, 81C – Humaitá.

Comentários