Ir para conteúdo

Jou!: o reality show sobre o graffiti carioca

Fotos:
|
Texto: RIOetc

[Bruna Velon]

De uns dez anos pra cá, a arte urbana no Rio de Janeiro amadureceu, já temos muita história pra contar, e este enredo está atraindo as lentes de cineastas e produtores, como o documentário Comendo Tinta, sobre o qual falamos na última coluna. E vem outra boa-nova por aí. Está em ponto de bala a websérie “Jou!”, com episódios que serão veiculados em um canal no Youtube. O doc fará um mergulho no universo (não mais) particular do artista plástico, grafiteiro e ourives Marcelo Jou e seus “corres” do dia a dia: no asfalto e na favela, com os parceiros de spray, as dificuldades, a cena de arte no Brasil, entre outros temas dos bastidores. Mas, para o roteiro sair do papel, os produtores estão precisando daquela mãozinha na campanha de financiamento coletivo lançada no Benfeitoria, aberta até dia 20 de dezembro.

“A street art nunca esteve tão em alta como agora. E a ideia é entrar nesse mundo através de um ponto de vista mais pessoal, de alguém que faz parte dela, mostrando de fato como é que se relaciona o artista. Será uma visão original e real, que aproximará mais o público dos artistas e seus trabalhos, mostrando que acreditar no que amamos muitas vezes não é fácil. O graffiti pronto no muro é apenas o resultado de um longo processo”, explica Jou.

A série vai abordar o cotidiano dos grafiteiros no Rio de Janeiro. A cada episódio, Jou, que já tem mais de 15 anos de estrada, irá se encontrar com alguns dos artistas de maior quilate da cena para pintar, é claro, e bater um papo sobre a vida deles. Panmela Castro (Anarkia) falará dos direitos da mulher, enquanto SWK vai destacar a importância da arte nas favelas como instrumento de transformação, além de entrevistas com TozTarm, BR e Ment.  Tutoriais de graffiti, algo inédito no Brasil, para quem quer aprender ao passo a passo de técnicas e estilos também estão na programação, que terá de 8 a 16 capítulos, dependendo do valor arrecadado no crowdfunding.

Para fazer e acontecer junto, é só entrar na página da campanha e colaborar.

_DSC4415 _DSC4434_DSC4428 _DSC4430

Fotos: Juliana Rocha

Comentários