Ir para conteúdo

Agenda dos museus – 11 a 17 de setembro

Fotos: Reproduçao/ CCBB
|
Texto: RIOetc

Terça-feira, 11.09

– O fotógrafo russo Serguei Maksimishin apresenta a exposição “O último império“, que proporciona ao público uma visita à Rússia contemporânea. A mostra fica na Caixa Cultural Rio de Janeiro até o dia 14 de outubro, de 10h às 19h, de terça a domingo. A entrada é gratuita.

– A Casa de Rui Barbosa apresenta a mostra “130 anos de abolição da escravidão“, com a proposta de demonstrar parte dos movimentos abolicionistas no Brasil. A exposição fica aberta de 10h às 17h30 de terça a sexta e aos sábados, domingos e feriados de 14h às 18h. A entrada é gratuita.

Quarta-feira, 12.09

– Os cinco integrantes da Banda Infinita estão prestes a se apresentar num show, mas alguns instrumentos da corneta Max-Mega-Super-Ultra-Sonora somem. Para recuperá-las, eles terão que usar a matemática e embarcar numa nave desbravando mundos. A peça “O problemão da Banda Infinita” tem entrada gratuita na Fiocruz e acontece em duas sessões: às 10h30 e 11h30.

– Inspirada na exposição “Pelos Ares: 15.042 km de Brasil“, a Caixa Cultural Rio de Janeiro oferece uma Oficina de Micro Terrário do Programa Educativo Gente Arteira, que ensina a recriar em ambiente natural algumas espécies de plantas, além da relação entre meio ambiente, tecnologia e sustentabilidade. A oficina acontece às 18h, até quinta-feira, dia 13. As inscrições acontecem pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 21 3980-4898.

Quinta-feira, 13.09

– Em homenagem aos 50 anos da morte do mártir, a exposição “Martin Luther King – Legado & Inspiração” apresenta 15 painéis que retratam a história de vida e trabalho de um dos mais importantes ativistas dos direitos civis para os negros da História mundial. A mostra fica até o dia 1º de outubro na Biblioteca Parque Estadual e tem entrada gratuita de 10h às 18h.

– Tomás Soares, fotógrafo “observador de costumes”, exibe uma série de imagens produzidas em Jardim Gramacho, onde o artista presente ser “minimamente invasivo” O resultado pode ser visto na exposição “Policrônica“, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, de 10h às 17h em dias de semana e nos sábados, domingos e feriados de 10h às 15h. A entrada pe gratuita.

Sexta-feira, 14.09

– Na sexta-feira, a roda de choro “Arruma o Coreto” marca presença na Livraria do Instituto Pereira Passos, com o lançamento do DVD comemorativo de 10 anos. Tombada como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro, a roda traz no repertório clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Luiz Americano e de compositores contemporâneos. O evento começa às 17h. A entrada é gratuita.

– Construído no início do século 19, o Palacete Laguna tem origem num conjunto de sobrado e jardim em terras que pertenciam a Quinta da Boa Vista. Na sexta, você é convidado para um visita guiada ao espaço, com pagamento colaborativo. O ponto de encontro é no próprio Palacete, às 10h.

Sábado, 15.09

– Para celebrar o movimento modernista, o Instituto Roberto Marinho promove a exposição “Modernos 10“, com obras de Tarsila, Segall, Portinari, Pancetti, Nery, Guignard, Djanira, Di Cavalcanti e Burle Marx. Para participar de uma visita guiada com os professores Paulo Debom e Marcelo Spohn, garanta seu ingresso através deste site. O passeio começa às 14h!

Domingo, 16.09

– No domingo, o Made in Brechó volta para mais uma edição! Na Casa de Arte e Cultura Luiz Januário, você terá a oportunidade de garimpar peças incríveis, além de repensar formas de consumo. O evento acontece de 13h às 18h e tem entrada gratuita.

 

Comentários