Ir para conteúdo

Agenda – 5 a 11 de outubro

Fotos: Curso Food Experience, na Perestroika Rio
|
Texto: RIOetc

Quinta-feira, 05.10

– Começa hoje o maior festival de cinema da América Latina, o Festival do Rio. Até o dia 15, a 19ª edição do festival traz mais de 250 títulos: 11 dias de maratona onde serão exibidos o Leão de Ouro de Veneza e o Urso de Ouro de Berlim, além de novos trabalhos de alguns dos maiores mestres da sétima arte. Vem ver a programação completa <3

– Há dez anos na estrada, o grupo Onda Vaga se apresenta hoje, no Galpão Ladeira das Artes, no Cosme Velho. A banda argentina começa na cidade a turnê latina de seu quarto álbum “OV IV”, lançado em abril deste ano. Apresentação única, não perde!

Sexta-feira, 06.10

– A partir de hoje, até o dia 8 rola, o maior evento de música instrumental gratuito do Brasil: o MIMO chega à 14º edição e aporta em Paraty. Um dos diferencias desta edição é o line-up formado apenas por atrações musicais femininas! O festival oferece 30 atividades gratuitas, com artistas de cinco nacionalidades – e também workshops – ao longo de três dias. Mais informações aqui!

– O Downtown apresenta, durante a primeira quinzena de outubro (6,7,13 e 14 de outubro) homenagens a grandes nomes da música nacional e internacional. Será a quarta edição do Downtown Cover, com entrada franca, a partir das 18h, na Praça Central do complexo.

Sábado, 07.10

– A Feira Rio Antigo comemora 21 anos e faz uma programação dedicada às crianças neste sábado com apresentação do espetáculo Samba Menino, a partir das 16h30, no espaço musical montado em frente à Praça Emilinha Borba (esquina da Rua do Lavradio com Rua do Senado). O evento todo rola das 10h às 19h. 

– Abre hoje o Novas Poéticas, um programa de exposição de arte contemporânea anual que acontece no Rio desde 2014. São exposições paralelas apresentadas por 5 artistas que produziram projetos individuais: Bia Martins, Camilla Braga, Cecilia Cipriano, Mariana Paraizo e Yuli Yamagata. A abertura é às 17h30 e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 13h às 17:30, até o dia 20/10 no Fórum de Ciência e Cultura – Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo.

Domingo, 08.10

– Beber cerveja por uma boa causa: o Carioquinha Day é um evento gratuito que vai rolar na Praça Paris pra levantar fundos pra reabertura do Boteco Carioquinha, na Lapa, que  foi atingido por incêndio na última sexta-feira e destruiu boa parte do bar. Estão todos convidados, cerveja não vai faltar das 12h às 21h! E quem não puder ir e quiser ajudar, tá rolando uma vaquinha aqui.

Segunda-feira, 09.10

– Fechado desde junho deste ano, o Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro reabre para o público em nova sede no bairro do Flamengo com a exposição “Dobras e Redobras”. Realizada pelo Consulado e pelo grupo Dobrando com Arte, a mostra apresenta peças de diferentes formatos feitas de origami (dobradura de papel). De segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h e a mostra vai até dia 27 de outubro.

– Na Casa Do Bem (Nascimento Silva, 331), contando uma breve história do Rio, o fotógrafo e jornalista Tiago Petrik, editor do RIOetc, tenta resumir também a carioquice. Onde estamos, como até aqui chegamos e, enfim, por que que a gente é assim. A partir das 19h30.

Terça-feira, 10.10

– Na próxima atração do Festival A.NOTA, o cantor e compositor Qinho convidou a cantora Fernanda Abreu para dividir o palco com ele no encerramento da mini temporada que ele faz no teatro Ipanema com o show do elogiado projeto FULLGÁS, gravado por ele em homenagem a Marina Lima. Às 20:30!

– A partir de hoje, todas as terças, rola um happy hour com stand up comedy no Mundeco Bar, no Leme, com um grupo de comediantes do Porão da Comédia. Os shows são comandados pela dupla Pierre Rosa e Myka Rozenbrah, que recebe diferentes convidados a cada semana. Começa às 20h30 na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 22.

Quarta-feira, 11.10

– Pré-feriado é no Rivalzinho! Hoje acontece a Play Girls Party, projeto empoderado que festeja as mulheres. Quem tocas são as manas Natascha Falcão (Vocalista da Pororoca Purpurina), Delirious Fenix (Isabel Chaverri) e Gisa Gabriel. Vai rolar muito rock, hip hop, funk, axé, carimbó, mpb, 80’s, pop e vertentes. Rua Álvaro Alvim, 33, Centro. Não perde!

Workshops

– Um curso de gastronomia que vai além da comida: esse é o objetivo do Food Experience, novo curso da Perestroika Rio. A ideia é, através de 10 aulas com 10 profissionais feras do mercado, abordar o ambiente, o clima e a sensação que chegam junto com o prato. Aproveita que tá rolando código com 10% de desconto (FOODNAPERESRIO) pra garantir sua vaga. O curso começa no dia 10/10 e vai ter aula aberta inaugural, pra quem quiser entender melhor e se animar pra fazer! Mais informações aqui!

– Nos dias 7 e 8 de outubro, a Academia da Ahlma vai receber o curso Cidade Verde, com o  agricultor Yuri Diniz e o publicitário João Ramil. Sobre Permacultura, o curso visa restabelecer a conexão com a natureza e planejar a criação de ambientes sustentáveis e produtivos com equilíbrio. Inscrições aqui.

– Workshop de Fotografia Urbana com Alexandre Torreão, dos dias 17/11 ao 24/11. A aventura inclui uma viagem para Colômbia, Bogotá e Cartagena. Os valores incluem aulas, aéreos e hospedagem. Informações e reservas (21) 98795-3808 ou [email protected]

Atenção, atenção!

Para festejar os 20 anos do Bureau de Estilo Renata Abranchs e os 10 anos do RIOetc, trazemos uma novidade maravilhosa: o Encontro de Moda mudou. Mudou de nome, propósito e formato. Virou CriávelSaiba mais aqui. As inscrições estão abertas! Mais que novas modas: novos modos.

Comentários