Ir para conteúdo

Agenda – 3 a 9 de agosto

Fotos: Cícero Dias
|
Texto: RIOetc

Quinta-feira, 03.08

– Inaugura hoje, às 19h, a exposição “Qu’a t’on bien pu faire de tous ces sacrifices?” da artista Zoé Dubus, com curadoria do artista José Damasceno. A exposição vai até o dia 19 de setembro, das 10h às 19h. 

Sexta-feira, 04.08

– O MAM Rio apresenta, às 17h30, na Cinemateca, o documentário “Black Nation” do artista sueco Mats Hjelm. Ele também é autor da videoinstalação “A Outra Margem”, em cartaz no Museu. Após a exibição, ainda rola um bate-papo com o artista sobre o período transcorrido entre os dois trabalhos. O documentário registra as ações de uma comunidade negra na implantação da igreja Santuário da Virgem Negra, baseada em programas pragmáticos para enfrentar a pobreza, desemprego e a criminalidade. A entrada é gratuita, só chegar!

– Hoje chega à Praça Mauá a exposição itinerante ‘A Energia da Língua Portuguesa’ com diversas atrações sobre a nossa língua, vinda diretamente da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty. Os participantes poderão mergulhar de um jeito interativo na cultura dos países que falam a língua portuguesa. Fica só até o dia 6, das 10h às 19h.

Sábado, 05.08

– A exposição Poesia Agora, maior mostra de poesia no Brasil, será encerrada com um grande sarau na Caixa Cultural RJ. O evento terá microfone aberto e a exposição termina no dia 6. Entrada gratuita, passa lá!

– A Feira do rio Antigo, na Lapa, será em homenagem ao Dia dos Pais neste sábado. A atração musical é a cantora Nai Dias que, às 16h30, traz um repertório recheado de sambinhas clássicos e uma pegada black, no espaço musical montado em frente à Praça Emilinha Borba. A Feira rola das 10h às 19h.

Domingo, 06.08

– A casa de cafés especiais Sofá Café inicia nova operação hoje no ateliê culinário Prosa na Cozinha, no Jardim Botânico. O brunch, sempre aos domingos, vai oferecer comidinhas como quiches, tapiocas, sanduíches quentes e frios, saladas, waffles, pão de queijo e empanadas argentinas. Começa às 9h, passa lá!

– Neste domingo, o medalhista de remo Frederic Mallrich vai dar uma aula de remo com brunch por apenas R$30 como forma de arrecadar fundos para a viagem dos paratletas treinados por ele para participar da Copa Sul-Sudeste que acontece em Porto Alegre. A aula rola das 9h às 12h, no Clube de Regatas Guanabara (único que aceita paratletas). Mais informações pelos telefones: 21 99453-4743 / 99746-5951.

Segunda, 07.08

– A mostra “Cícero Dias – Um percurso poético” está em cartaz no CCBB. São cerca de 130 obras do pernambucano Cícero Dias provenientes de grandes coleções públicas e privadas brasileiras e algumas de outros países. Aqui no rio, a exposição conta com a emblemática obra de 12 metros, “Eu vi o mundo…” e do painel “Visão carioca”, de 8 metros. Imperdível!

Terça-feira, 08.08

– Já conferiu a exposição “Chichico Alkmim, fotógrafo, no IMS? A mostra apresenta mais de 300 imagens de Diamantina e arredores, produzidas pelo fotógrafo mineiro na primeira metade do século XX. Não dá pra perder!

–  Ana Schlimovich, que ministrou nosso último workshop de Crônicas de Viagem, lança hoje seu livro “Me Río de Janeiro – Historias cotidianas de una argentina en Brasil”. Vai ser lá no Consulado Geral da República Argentina, em Botafogo, e começa às 19h. Além do lançamento, ainda rola exposição de fotos e vídeos e pocket show da Letícia Novaes. Não perde!

Quarta-feira, 09.08

– Hoje e amanhã, na Casa Ipanema, a semana de moda paulista da Casa dos Criadores irá unir apresentações conceituais de novos estilistas e designers do eixo Rio-SP. Heloisa Faria, Ocksa, Ben, Isaac Silva, Haight, Wymann, Sri Clothing e Aro. Todas as marcas apresentarão peças inéditas que estarão à venda no segundo andar da Casa Ipanema em formato see now, buy now. Imperdível!

Workshops

– A Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em parceria com a Escola Lacaniana de Psicanálise – RJ, oferece o curso “O artista antecede o psicanalista”, ministrado por um grupo de psicanalistas membros da Escola. Sob forma de palestras, eles pretendem fazer uma abordagem da experiência do inconsciente e sua presença nas diversas manifestações da cultura, especialmente as artes visuais, como uma abordagem do humano e seus limites. As aulas acontecem todas as sextas, das 10h às 12h, de 04 de agosto a 10 de novembro, com custo mensal de R$ 380. Mais informações: 2334-4088. 

 

Comentários